Ensino jurídico e (de)colonialidade do saber: uma análise quali-quantitativa dos Programas de Pós-Graduações em Direito do Estado do Rio de Janeiro (2010-2020)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBello, Enzo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8039201732135475-
Autor(es): dc.contributorSilva Júnior, Gladstone Leonel da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9795584262323915-
Autor(es): dc.contributorFalbo, Ricardo Nery-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9770137300794768-
Autor(es): dc.contributorRodrigues Júnior, Otávio Luiz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1609405947054420-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Anderson Luís da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750608-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objeto o ensino jurídico nos Programas de Pós-Graduações Stricto Sensu em Direito (PPGDs) das seguintes universidades: UFF; UFRJ; UERJ; PUC/Rio; UNIRIO; UCP; UVA; UNESA; UCAM e FGV/Rio. Enfrentando a hegemonia eurocêntrica, transita entre eixos multidisciplinares, dentre os quais o pedagógico, o sociológico, o político, o econômico e, sobretudo, as questões epistêmicas. A metodologia é a mista (qualiquantitativa), aplicada às diversas técnicas de investigação, como a empírica, a documental, a bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. A empiria foi formada por três dimensões: (a) o universo dos(as) docentes; (b) as fontes bibliográficas dos PPGDs; (c) e as dissertações e teses defendidas pelos(as) discentes, a fim de mapear aqueles cursos nas universidades eleitas. Entrelaçando o material empírico às entrevistas e às bases teóricas, a dissertação aporta na decolonialidade para que sejam reequilibradas as fontes bibliográficas nas disciplinas dos PPGDs, bem como sejam resgatadas as culturas oprimidas de todos os povos que foram sacrificados pela herança do processo colonial, em especial, a interculturalidade latinoamericana. Para tanto, a pesquisa é militante, relexiva e ativa, em busca de uma transformação pedagógica concreta, rumo ao giro epistêmico e em defesa das epistemologias do sul.-
Descrição: dc.descriptionEl objeto es la educación jurídica en los Programas de Postgrado stricto sensu en Derecho (PPGDs) de las siguientes universidades: UFF; UFRJ; UERJ; PUC/Rio;UNIRIO; UCP; UVA; UNESA; UCAM y; FGV/Rio. Frente a la hegemonía eurocéntrica, el trabajo se mueve entre ejes multidisciplinarios, entre los cuales, los pedagógicos, los sociológicos, los políticos, los económicos y, sobre todo, en los temas epistémicos. La metodología es mixta (cuanti y cualitativa), aplicada a varias técnicas de investigación, comoempíricas, documentales, bibliográficas y entrevistas semiestructuradas. El empirismo está formado por tres dimensiones: (a) el universo de los maestros; (b) las fuentes bibliográficas de los PPGD‘s y; (c) las disertaciones y tesis defendidas por los estudiantes, con el fin de mapear esos cursos. Entretejiendo el material empírico con las entrevistas y las bases teóricas, la disertación contribuye a la descolonialidad para reequilibrar las fuentes bibliográficas en las disciplinas de los PPGD, así como,se rescatan las culturas oprimidas de todos los pueblos que fueron sacrificados por ellegado del proceso colonial, en particular, la interculturalidad latinoamericana. Para esto, la investigación es militante, reflexiva y activa, en busca de una pedagogía concreta, hacia el giro epistémico y en defensa de las epistemologías del sur.-
Descrição: dc.description244-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Direito-
Palavras-chave: dc.subjectDireito Constitucional-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latina-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento descolonial-
Palavras-chave: dc.subjectDireito, educação-
Palavras-chave: dc.subjectDireito constitucional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação, Rio de Janeiro (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino jurídico, pós-graduação, Brasil.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectEducación en Derecho-
Palavras-chave: dc.subjectDerecho Constitucional-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latina-
Palavras-chave: dc.subjectPensamiento decolonial-
Título: dc.titleEnsino jurídico e (de)colonialidade do saber: uma análise quali-quantitativa dos Programas de Pós-Graduações em Direito do Estado do Rio de Janeiro (2010-2020)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.