Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Maria Bernadete Pinto dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Anjos, Maylta Brandão dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cova, Rose Mary Latini | - |
Autor(es): dc.contributor | Bampi, Maria Luísa Furlin | - |
Autor(es): dc.creator | Nadaes, Júlia Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:27:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:27:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28630 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750607 | - |
Descrição: dc.description | Desde 2019, com o surgimento do novo vírus SARS-CoV-2, até a atualidade, ano de 2022, o mundo vem enfrentando verdadeiras batalhas contra o vírus e as suas consequências. Nesse contexto de pandemia e dos diversos aspectos políticos envolvidos na temática, é possível notar uma maior participação do movimento antivacina nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, em razão da grande quantidade de notícias de conteúdos falsos (fake news) veiculadas. A percepção da polarização que se estabeleceu na sociedade brasileira e o movimento de descredibilização da ciência, fez-me refletir sobre a importância de ações de popularização do conhecimento científico, da formação cidadã e da escola. Esse cenário de pandemia da Covid-19 e seu impacto em toda sociedade brasileira, especialmente nas escolas com a suspensão de suas atividades por um longo tempo, levou-me à reflexão sobre a importância do conhecimento científico e a sua visão crítica para o ensino de Ciências. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino do conteúdo Vacinação para alunos do 70. ano do Ensino Fundamental da rede básica de Ensino, referenciada na pedagogia dialógica de Freire e no seu conceito de tema gerador, assim como nos preceitos de Alfabetização Científica de Chassot. A proposta resultou na sequência didática intitulada “Vacinação: uma proposta de metodologia de ensino”. | - |
Descrição: dc.description | 81p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | movimento antivacina; alfabetização científica; tema gerador; sequência didática. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência, Divulgação científica, Vacinação, Sequência didática | - |
Título: dc.title | Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: