Mediação, competência comunicativa e letramento informacional na biblioteca

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marielle Barros de-
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.creatorRocha, Iara Sales Marcos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24297-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750604-
Descrição: dc.descriptionAo focalizar as perspectivas contemporâneas da Biblioteconomia optou-se, neste estudo, em discutir os conceitos deletramento informacional e mediação relacionando-os com os de competência comunicativa (genérica, enciclopédica e linguística) e discursiva (oralidade, leitura e escrita). O objetivo é mostrar como estas aproximações teóricas são fundamentais no processo de mediação bibliotecária no contexto escolar. Destaca que a mediação representa um ideal a ser partilhado pelos bibliotecários comprometidos com a autonomia do sujeito e a promoção da cidadania. Também ressalta o papel do bibliotecário-educador que prepara o indivíduo com as ferramentas da informação e do conhecimento para atuar no coletivo e compartilhar o mundo, sem perder sua identidade cultural.-
Descrição: dc.descriptionIn focusing on the contemporary perspectives of Librarianship, we opted in this study, to discuss the concepts of information literacy and mediation, relating them to those of communicative competence (generic, encyclopedic and linguistic) and discursive (orality, reading and writing). The objective is to show how these theoretical approaches are fundamental in the process of library mediation in the school context. It highlights that mediation represents an ideal to be shared by librarians committed to the subject's autonomy and the promotion of citizenship. It also highlights the role of the librarian-educator who prepares the individual with the tools of information and knowledge to act in the collective and share the world, without losing their cultural identity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência comunicativa-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência discursiva-
Palavras-chave: dc.subjectMediação na biblioteca-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência comunicativa-
Palavras-chave: dc.subjectCommunicative competence-
Palavras-chave: dc.subjectInformation literacy-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse competence-
Palavras-chave: dc.subjectMediation in the library-
Título: dc.titleMediação, competência comunicativa e letramento informacional na biblioteca-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.