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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Daher, Del Carmen | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Alice Moraes Rego de | - |
Autor(es): dc.contributor | Vargens, Dayala Paiva de Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Décio | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Denise Brasil Alvarenga | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Shayane França | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:27:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:27:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750603 | - |
Descrição: dc.description | A educação transborda de paradoxos, um deles é a Base Nacional Comum Curricular, documento que autoriza intervenções e materializa o livre acesso do mercado à educação pública. Diante dessa afirmação, buscamos compreender como, discursivamente, os segmentos privatistas alheios às práticas de formação e à atuação no âmbito escolar das redes públicas de ensino vêm ocupando espaços de fala dos efetivos profissionais do campo da educação. Para isso, o objetivo geral que conduz à busca por responder essa questão se concentra em identificar, pelo viés da Análise Cartográfica do Discurso, características discursivas comuns em enunciados relativos à educação, sobretudo pública, produzidos por representantes dos segmentos privatistas. Dois densos objetivos específicos foram definidos: mapear as práticas institucionais que sustentam os discursos dos segmentos privatistas visando à apropriação de efeitos de verdade; desnaturalizar, por meio das análises linguístico-discursivas, as verdades constituídas pelos segmentos privatistas sobre a educação pública brasileira. A discussão teórica se ancora na concepção da Linguística Aplicada de vertente discursiva, tendo como suporte preceitos da Análise Cartográfica do Discurso (BARROS; KASTRUP, 2010; DELEUZE; GUATTARI, 1995; DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; PASSOS; BARROS, 2010; SOUZA, 2019). Buscando alcançar os objetivos estipulados e, assim, responder à pergunta de pesquisa, organizamos a tese em três capítulos, sendo o primeiro dedicado a explicitar o fazer profissional do professor da Educação Básica da rede pública no Brasil. Para isso, apresentamos formas por meio das quais se dão algumas disputas no terreno da educação, abordando os impactos do livre mercado na sala de aula através de diversos dispositivos de controle (ADRIÃO; PERONI, 2008, 2012; CAETANO, 2018, 2019; CURY, 2002; FREITAS, 2012, 2016, 2018; FRIGOTTO, 2016, 2017, 2018; NÓVOA, 2013, 2014, 2015, 2017; RAVITCH, 2010; SAVIANI, 2010, 2017). O movimento analítico acerca dos atores que respondem pela educação é iniciado nesse capítulo para que, no próximo, os percursos teórico-metodológicos sejam traçados com base em noções como interdiscurso, prática discursiva, semântica global e não-dito, além das noções teóricas de dispositivo e rizoma (AGAMBEN, 2011; DAHER, 2020; DAHER; SANT’ANNA, 2021; DAHER; VARGENS; GIORGI, 2021; DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; FOUCAULT, 2002, 2008, 2009, 2015; MAINGUENEAU, 1997, 2000, 2008, 2011, 2015; ROCHA, 2014, 2020; SOUZA, 2019). O córpus foi produzido a partir de enunciados sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, emitidos por participantes dos segmentos privatistas, a saber Movimento Pela Base, Todos Pela Educação e Fundação Lemann. O último capítulo é dedicado às análises linguístico-discursivas, por meio das quais delineamos o processo de significação da educação, estabelecendo eixos temáticos com base nos enunciados de cada um dos representantes dos segmentos privatistas em questão. A pesquisa realizada mostrou que a engrenagem da educação pública sofre interferências promovidas pela abertura do campo educacional a grandes grupos empresariais e organizações de filantropia familiar – alguns ligados a entidades de natureza transnacional – que se aderem ao Estado, uma vez que ocupam, nas bases do Governo, papel de articulação com Secretarias Municipais / Estaduais e com o MEC, tendo entrada alargada nas políticas e ações educacionais. | - |
Descrição: dc.description | Education overflows with paradoxes, one of which is the Brazilian National Common Curricular Base, a document that authorizes interventions and materializes free market access to public education. Given this statement, we seek to understand how, in a discursive manner, privatist segments that are unfamiliar with the training practices and the activities within the scope of public school have been occupying places of speech of real professionals in the field of education. For this, the general objective that leads to the search for answering this question focuses on identifying, through the cartographic analysis of the discourse, common discursive characteristics in statements related to education, especially public, issued by representatives of the privatist segments. Two deep specific objectives were defined: mapping the institutional practices that support the discourses of the privatist segments aiming at appropriating the effects of truth; denaturalizing, through linguistic-discursive analyses, the truths constituted by the privatist segments about Brazilian public education. The theoretical discussion is based on the conception of Applied Linguistics from a discursive perspective, supported by the precepts of Cartographic Analysis of Discourse (BARROS; KASTRUP, 2010; DELEUZE; GUATTARI, 1995; DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; PASSOS; BARROS, 2010; SOUZA, 2019). Seeking to achieve the stipulated objectives and, thus, answer the research question, we organized the thesis into three chapters, the first one dedicated to explaining the professional practice of Basic Education teachers in public schools in Brazil. For this, we presented ways through which some disputes occur in the field of education, addressing the impacts of the free market in the classroom through various control devices (ADRIÃO; PERONI, 2008, 2012; CAETANO, 2018, 2019; CURY, 2002; FREITAS, 2012, 2016, 2018; FRIGOTTO, 2016, 2017, 2018; NÓVOA, 2013, 2014, 2015, 2017; RAVITCH, 2010; SAVIANI, 2010, 2017). The analytical movement regarding the agents responsible for education is initiated in this chapter so that, in the next, the theoretical and methodological paths are traced based on notions such as interdiscourse, global semantics and unspoken, beyond the concepts of device and rhizome (AGAMBEN, 2011; DAHER, 2020; DAHER; SANT’ANNA, 2021; DAHER; VARGENS; GIORGI, 2021; DEUSDARÁ; ROCHA, 2021; FOUCAULT, 2002, 2008, 2009, 2015; MAINGUENEAU, 1997, 2000, 2008, 2011, 2015; ROCHA, 2014, 2020; SOUZA, 2019). The corpus was produced from statements on the Brazilian National Common Curricular Base for High School, issued by participants of the privatist segments, namely Movimento pela Base, Todos pela Educação and Fundação Lemann. The last chapter is dedicated to linguistic- discursive analyses, through which we outlined the process of meaning of education, establishing thematic axes based on the statements of each of the representatives of the privatist segments in question. The research showed that the gear of public education suffers interferences promoted by the opening of the educational field to large business groups and family philanthropy organizations – in which some of them are associated with transnational entities – that adhere to the State, since they occupy, at the bases of the Government, the role of articulation with Municipal/State Secretariats and with the MEC, having broad entry into educational policies and actions. | - |
Descrição: dc.description | 361 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Cartográfica do Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática discursiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segmentos privatistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartographic Analysis of Discourse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian National Common Curricular Base for High School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discursive practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Privatist segments | - |
Título: dc.title | A exoneração do Estado pelo livre mercado (ou será pelo próprio Estado? : reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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