Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | França, Sergio Luiz Braga | - |
Autor(es): dc.contributor | Meiriño, Marcelo Jasmim | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Fernando Neves | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Miriam Van Nyvell | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:27:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:27:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9321 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.5451636734 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750594 | - |
Descrição: dc.description | A preocupação com sustentabilidade tem aumentado na sociedade e as organizações estão revendo suas práticas de responsabilidade social. Os gestores estão buscando alternativas mais sustentáveis para seu negócio, considerando o equilíbrio entre os aspectos ambientais, sociais e econômicos. Nas escolas, cujo objetivo é educação dos estudantes, práticas sustentáveis são fundamentais para efetivamente contribuir com a formação dos alunos e dos colaboradores da instituição. A Secretaria de Registro Escolar representa um setor bastante importante na estrutura organizacional e deve planejar ações para atingir os objetivos específicos do setor em consonância com a responsabilidade social da instituição. Por meio de um Estudo de Caso em um colégio público federal de educação básica no Rio de Janeiro, com a realização de análise de conteúdo de entrevistas com Chefes de Secretaria e de análise de documentos oficiais relacionados ao funcionamento do setor, esta pesquisa tem como objetivo propor diretrizes para um funcionamento de Secretarias de Registro Escolar na educação básica visando à sustentabilidade. Por fim, conclui-se que as diretrizes propostas como o uso da internet para solicitação de documentação, o compartilhamento das informações nos diversos setores através do uso da ferramenta nuvem e a diminuição do quantitativo de papel pelas secretarias, reduziria os resíduos que afetam tanto o meio ambiente como ajudaria na responsabilidade social e financeira das Secretarias de Registro Escolar na Educação Básica. | - |
Descrição: dc.description | The concern with sustainability has increased in Society and the organizations are reviewing their social responsibility practices. Managers are searching for more sustainable alternatives to their business, considering the balance among environmental, social and economic aspects. In schools, whose goal is student education, sustainable practices are essential to effectively contribute to the formation of the students and employees of the institution. The school record office is a very important sector in the organizational structure and should plan actions to achieve the specific goals of the sector in line with the institution’s social responsibility. By means of a case study in a federal public basic education school in Rio de Janeiro, with the accomplishment of contente analysis of interviews with Head Offices and the analysis of oficial documents related to the operation of the sector, this paper aims to propose guidelines for the operation of the school record offices in basic education aiming at sustainability. Finally, it is concluded that the guielines such as the use of the Internet to request documentation, the sharing of information across sectors through the use of the cloud tool and the decrease of the quantity of paper by the record offices would reduce waste that affects the environment as well as help the social and financial responsibility of the school record offices in basic education. | - |
Descrição: dc.description | 61 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secretaria de registro escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | School record office | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social responsibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management | - |
Título: dc.title | Proposta de diretrizes ambientais para as secretarias de educação básica | - |
Título: dc.title | Environmental guidelines for the secretariats of basic education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: