Uma proposta para aproximar a escola do mercado de trabalho: estratégia para estimular a integração do aluno à escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Maria Bernadete Pinto dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Maria Bernadete Pinto dos-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Pedro Ivo Canesso-
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.creatorPortella, Rosália Rodrigues Ceres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12426-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750583-
Descrição: dc.descriptionA Educação no Brasil vem apresentando problemas em vários aspectos que têm se refletido nos indicadores internacional e nacionais de desempenho de alunos do Ensino Médio. Os resultados apresentados indicam valores baixos e sem perspectivas de melhora, como os verificados nas avaliações PISA 2006 e 2015, SAEB 1995 a 2013, e IDEB 2011 a 2015. Como professora atuante no Ensino Médio venho percebendo, cada vez mais, um aumento do número de alunos que procuram a escola mais com a finalidade de terminar os estudos de Ensino Básico, para ter direito à um certificado, do que realmente aprender o que a escola se propõe a ensinar durante este período. No entanto, há aqueles que apresentam interesse em participar de projetos escolares, questionam sobre cursos e concursos, vislumbrando uma possibilidade de futuro melhor. Assim, este trabalho teve como objetivo principal estabelecer uma articulação pedagógica, no âmbito escolar, com foco na motivação e mobilização dos alunos, de duas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, para a continuidade dos estudos e melhoria de suas qualificações para o mercado de trabalho. A articulação foi realizada por meio de um projeto desenvolvido em duas etapas. Na primeira, realizou-se uma feira de profissões com a participação de profissionais de diversas áreas. Na segunda, foi a aplicação de uma sequência didática, em aula de Química, com o objetivo de articular o conteúdo de funções orgânicas com a importância do profissional da Química na fabricação destes produtos sob a óptica de Gaston Bachelard. O projeto foi avaliado por meio de avaliação de reação, questionários, roda de conversa, etc. Os resultados evidenciaram que um meio escolar inovador e que desenvolve trabalhos escolares que se aproxima dos anseios dos alunos, trazendo melhores possibilidades de futuro para eles, proporciona um maior interesse dos estudantes pelo o que é tratado na escola, motivando-os a estarem presentes e a participarem desses momentos.-
Descrição: dc.descriptionEducation in Brazil has presented problems in several aspects that have been reflected in the international and national indicators of performance of high school students. The results presented indicate low values and no prospects for improvement, such as those verified in the PISA 2006 and 2015 assessments, SAEB 1995 to 2013, and IDEB 2011 to 2015. As an active teacher in High School I have increasingly perceived an increase in the number of students who seek the school more for the purpose of finishing their studies of Basic Education, to be entitled to a certificate, than actually learning what the school intends to teach during this period. However, there are those who are interested in participating in school projects, question about courses and contests, envisioning a possibility for a better future. Thus, the main objective of this work was to establish a pedagogical articulation in the school context, focusing on the motivation and mobilization of students from two public schools in the State of Rio de Janeiro, for the continuation of studies and improvement of their qualifications for the job. The articulation was carried out through a project developed in two stages. In the first one, was held a professions fair with the participation of professionals from different areas. In the second one, was the application of a didactic sequence, in Chemistry class, with the objective of articulating the content of organic functions with the importance of the professional of the Chemistry in the manufacture of these products under the viewpoint of Gaston Bachelard. The project was evaluated through reaction evaluation, questionnaires, conversation wheel, etc. The results showed that an innovative school environment that develops schoolwork that approximates the students' desires, bringing better possibilities of the future for them, provides a greater interest of the students in what is treated in the school, motivating them to be present and to participate in those moments.-
Descrição: dc.description166-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectFeira de profissões-
Palavras-chave: dc.subjectSequencia didática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectFeira de profissões-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectProfessions fair,-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic sequence-
Título: dc.titleUma proposta para aproximar a escola do mercado de trabalho: estratégia para estimular a integração do aluno à escola-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.