Modelagem e análise de discos de freio para Baja SAE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKanizawa, Fabio Toshio-
Autor(es): dc.contributorSphaier, Leandro Alcoforado-
Autor(es): dc.contributorBraga Junior, Nelson Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Gabriel Cunha Leal e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6998-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750551-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como principal objetivo a análise do desempenho térmico de um disco de freio para um veículo de competição da categoria Baja SAE, visto que apesar de ser um tópico muito importante para a execução de um bom projeto, não é possível encontrar estudos sobre este tema. Foi realizada uma abordagem numérica do problema proposto, onde obteve-se equações que permitissem o cálculo do perfil de temperaturas resultante na superfície do disco de freio, em seguida foi feita uma abordagem computacional do mesmo problema, onde utilizou-se o programa comercial Ansys para a solução do mesmo, de maneira a ser possível comparar os resultados obtidos através de ambas abordagens. Os resultados da comparação foram satisfatórios e comprovaram a eficiência do método computacional proposto, permitindo que fosse realizada ainda a simulação térmica de geometrias de discos de freio que não poderiam ser modelados numericamente. Desta maneira este trabalho visa auxiliar na melhoria dos futuros projetos de equipes de Baja SAE, sobretudo da Equipe Tuffão Baja SAE, que representa a Universidade Federal Fluminense na competição Baja SAE Brasil-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze thermal performance of brake discs for a competition vehicle of the Baja SAE category, despite it is a very important topic for the execution of a good project, it is not possible to find studies in this topic. The proposed problem was numerically modelled, where equations were obtained and allowed the calculation of the temperature profile on the surface of the brake disc. Subsequently, a computational approach of the same problem using the commercial software Ansys was performed for simple geometries and geometries that could not be modeled numerically. The results obtained with both approaches for simple geometry were compared, which showed good agreement between the results, indicating that the methods seem to be reliable and can improve future projects of brake discs Baja SAE teams regarding the thermal aspects, especially the Tuffão Baja SAE Team, which represents the Fluminense Federal University in the Baja SAE Brazil competition-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDisco de freio-
Palavras-chave: dc.subjectBaja SAE-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise térmica-
Palavras-chave: dc.subjectFreio-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise térmica-
Palavras-chave: dc.subjectCompetição automotiva-
Palavras-chave: dc.subjectBrake disc-
Palavras-chave: dc.subjectThermal analysis-
Título: dc.titleModelagem e análise de discos de freio para Baja SAE-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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