Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Marialva Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:38625210791 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797558P4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Dênis Roberto Villas Boas de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:04532455522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1073511483457401 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Renato Cordeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03304086749 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783966P2 | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Aline Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:27:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:27:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20421 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750550 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to investigate the social constructions builded by theater critics regarded to the beginning of the modern brazilian drama. The hypothesis is that the theater criticism legitimize this discourse as official, at the same which legimitimizes themselves. By an interpretative perspective, it will be possible to show, through these criticism, the parameters that guide the work of this social group: the sciencifism and the serious character . Based upon these parameters, the critics perceive as fundamentalcategories, as geniality , universality and originality . These categories sustain others, identified as sub-categories, related to technical aspects of the stage setting. The role of the criticism could be seen as one intelligentsia, endowed with an authority, builds the social memory concerning the theater and about themselves. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Essa dissertação visa investigar as construções sociais feitas pela crítica teatral em torno do início do teatro brasileiro moderno. A hipótese é de que a crítica teatral legitima este discurso como oficial, ao mesmo tempo em que se legitima enquanto crítica moderna. A partir de uma abordagem interpretativa, seria possível vislumbrarmos, através dessas críticas, os parâmetros que norteariam o trabalho do crítico:cientificismo e seriedade. A partir deles, a crítica perceberia características, estabelecidas aqui como categoriasfundadoras, tais como a genialidade, a universalidade e a originalidade presentes na montagem. Essas categorias sustentariam outras, identificadas como sub categorias e que dizem respeito a aspectos técnicos da montagem. O papel da crítica pode ser visto assim como o de uma intelligentsia, que dotada de uma autoridade constrói a memória acerca do teatro e de si própria. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica teatral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoridade jornalística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Journalistic authority | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Sobe o pano: a crítica teatral moderna e a sua legitimação através de Vestido de Noiva. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: