Sobe o pano: a crítica teatral moderna e a sua legitimação através de Vestido de Noiva.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Marialva Carlos-
Autor(es): dc.contributorCPF:38625210791-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797558P4-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Dênis Roberto Villas Boas de-
Autor(es): dc.contributorCPF:04532455522-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1073511483457401-
Autor(es): dc.contributorGomes, Renato Cordeiro-
Autor(es): dc.contributorCPF:03304086749-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783966P2-
Autor(es): dc.creatorPereira, Aline Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20421-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750550-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to investigate the social constructions builded by theater critics regarded to the beginning of the modern brazilian drama. The hypothesis is that the theater criticism legitimize this discourse as official, at the same which legimitimizes themselves. By an interpretative perspective, it will be possible to show, through these criticism, the parameters that guide the work of this social group: the sciencifism and the serious character . Based upon these parameters, the critics perceive as fundamentalcategories, as geniality , universality and originality . These categories sustain others, identified as sub-categories, related to technical aspects of the stage setting. The role of the criticism could be seen as one intelligentsia, endowed with an authority, builds the social memory concerning the theater and about themselves.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação visa investigar as construções sociais feitas pela crítica teatral em torno do início do teatro brasileiro moderno. A hipótese é de que a crítica teatral legitima este discurso como oficial, ao mesmo tempo em que se legitima enquanto crítica moderna. A partir de uma abordagem interpretativa, seria possível vislumbrarmos, através dessas críticas, os parâmetros que norteariam o trabalho do crítico:cientificismo e seriedade. A partir deles, a crítica perceberia características, estabelecidas aqui como categoriasfundadoras, tais como a genialidade, a universalidade e a originalidade presentes na montagem. Essas categorias sustentariam outras, identificadas como sub categorias e que dizem respeito a aspectos técnicos da montagem. O papel da crítica pode ser visto assim como o de uma intelligentsia, que dotada de uma autoridade constrói a memória acerca do teatro e de si própria.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica teatral-
Palavras-chave: dc.subjectAutoridade jornalística-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectTheater criticism-
Palavras-chave: dc.subjectJournalistic authority-
Palavras-chave: dc.subjectSocial memory-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleSobe o pano: a crítica teatral moderna e a sua legitimação através de Vestido de Noiva.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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