A afetividade no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.contributorFantinato, Maria Cecília de Castello Branco-
Autor(es): dc.creatorAmorim, Carolina de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750545-
Descrição: dc.descriptionA análise empreendida neste trabalho objetiva compreender como a questão afetiva na prática docente interfere nos processos que ocorrem no ambiente escolar. A fim de responder essa questão, o estudo empreendido parte da análise de processos em que pode surgir a questão afetiva no ambiente escolar e busca identificar como a prática docente com foco nessa perspectiva pode interferir neles. A metodologia utilizada respalda-se a) no levantamento bibliográfico em busca da compreensão da temática; b) na observação do cotidiano escolar e das aulas da disciplina Sociologia em turmas da Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) junto a uma professora da escola básica do Estado do Rio de Janeiro; c) no uso de algumas técnicas de pesquisa para levantamento de dados, como aplicação de questionário aos alunos e d) nos relatos da professora da escola básica. O resultado aponta que, na medida em que coletivamente é construído entre professores e alunos formas de guiar as situações vivenciadas no ambiente escolar, a relação entre eles ultrapassa as representações socialmente estabelecidas e ocorre uma transformação mútua por meio da dimensão afetiva que favorece o processo de construção de conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionThe analysis undertaken in this monography aims to understand how emotional issue in teaching practice interferes in the processes that occur in the school environment. In order to answer this question, the study undertaken of the analysis processes that may arise emotional issue in the school environment and search to identify how teaching practice focused on this perspective may interfere with them. The methodology supports the a) the literature in search of understanding of the subject; b) the observation of the school routine and the discipline of Sociology lessons in classes for the New Education of Young and Adults (EJA New) with a teacher of the primary school from the State of Rio de Janeiro; c) the use of some techniques to search for data collection, such as application questionnaire to students d) the reports of the teacher of primary school. The result indicates to the extent that collectively is constructed between teachers and students forms of guiding situations experienced in the school environment, the relationship between them exceeds the socially representations established and the mutual transformation occurs through the affective dimension which favors the process of construction of knowledge.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning-
Título: dc.titleA afetividade no contexto escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.