Utilização do processo de Pricing como vantagem competitiva para o posicionamento estratégico de uma empresa varejista de pequeno porte

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Luiz Carlos Brasil de Brito-
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorBergiante, Níssia Carvalho Rosa-
Autor(es): dc.creatorMarins, Luiz Eduardo Autran Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27382-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750529-
Descrição: dc.descriptionO mercado varejista, um dos principais mercados do país e com maior participação no PIB, foi um dos mais afetados pela pandemia do COVID-19. Diante disso, surge a necessidade de revisão de processos e estabelecimentos de planos estratégicos focados no médio e longo prazo para aquelas empresas que conseguiram manter suas portas abertas após toda a turbulência econômica vivida. Neste trabalho é realizado um estudo de caso em uma varejista de pequeno porte do segmento de artigos de piscina, jardinagem e bombas hidráulicas do Rio de Janeiro, utilizando ferramentas de estratégia, gestão e precificação que possibilitassem o alinhamento das ações atuais e desejadas da empresa com os seus objetivos de médio e longo prazo. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas as metodologias de Cascata de Escolhas e Sistemas de Atividades para a análise estratégica, bem como a Gestão de Categorias e Matriz BCG que foram aplicadas com o objetivo de desdobrar a estratégia ao nível operacional e consolidar o posicionamento de preço da empresa. Para a aplicação das ferramentas foram feitas entrevistas com os colaboradores e coletados dados acerca das vendas dos produtos. Diante disso, a empresa pode definir o desdobramento da estratégia escolhida para cada categoria de produto mapeada, o posicionamento de preço escolhido, a vantagem competitiva que deve ser explorada e as escolhas estratégicas que devem ser sustentadas parta vencer da concorrência no mercado em questão.-
Descrição: dc.descriptionThe retail industry, one of Brazil’s core markets and biggest contributors to its GDP, was one of the most affected by the COVID-19 pandemic. Because of that, there was a surging need to review processes and establish strategic plans, focused on both medium and long term, for the companies that were able to keep their doors open after all the economic turbulence. This work aims to present a case study of a small retailer that works with pool equipment, gardening accessories and hydraulic pumps in Rio de Janeiro, using strategic, managing and pricing tools that allow the alignment with the company’s goals. For the development of this study, a few methodologies have been used, such as the Cascade of Choices Model and the Actitivity Map Frameworrk, for the strategic analysis, as well as Category Management and the BCG Matrix, which were applied in order to unfold strategies at an operational level and to consolidate the company’s price positioning. As for the application of the tools mentioned, interviews have been done with employees to collect data regarding product sales. The company was able to understand and unfold the strategy chosen to each product category studied, the price positioning and competitive advantage that should be explored, and the strategic choices that should be made in order to outperform the competition.-
Descrição: dc.description80 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrecificação-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectVantagem Competitiva-
Palavras-chave: dc.subjectComércio Varejista-
Palavras-chave: dc.subjectGestão por Categoria-
Palavras-chave: dc.subjectVarejo-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectPricing-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitive Advantage-
Palavras-chave: dc.subjectRetail Market-
Palavras-chave: dc.subjectCategory Management-
Título: dc.titleUtilização do processo de Pricing como vantagem competitiva para o posicionamento estratégico de uma empresa varejista de pequeno porte-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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