Ecofeminismo e Educação do Campo: a luta das mulheres pela terra, água, educação, alimentação adequada e saúde integral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabio Alves Gomes de-
Autor(es): dc.contributorHabib, Paula Arantes Botelho Briglia-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabricia do Nascimento Silva de-
Autor(es): dc.creatorBragança, Karina Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30375-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750528-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem o intuito de apresentar como a temática ecofeminista compõe os componentes curriculares de diversos temas da Educação do Campo mesmo quando não nomeada. Para tal, foram utilizadas metodologias mistas na construção deste trabalho: levantamento sistematizado do Estado da Arte, análise sistematizada da literatura de referência, visitas de campo e produção de material bibliográfico (Cartilhas). Observamos, de um lado, a ausência da produção de trabalhos que utilizam o termo “ecofeminismo” vinculados à educação do campo e, por outro lado, identificamos que a temática e agenda ecofeministas estão intimamente ligadas aos estudos da educação do campo, sobretudo nos temas que evidenciam o papel e a importância do protagonismo das mulheres na luta por terra, água, educação, alimentação adequada e saúde integral. Dividido em três momentos, o presente trabalho apresenta o Estado da Arte Ecofeminista; o lugar do Ecofeminismo na Educação do Campo; e, por fim, duas Cartilhas (Berta Cáceres e Julieta Paredes) que servem de inspiração como material didático a serem utilizados em escolas do campo. Com isso, a presente pesquisa propõe não somente reconhecer a importância e a presença de mulheres na Educação do Campo, mas apontar para um horizonte onde a práxis ecofeminista seja parte constitutiva de nossa compreensão do que signifique ser um(a) educador(a) do campo.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present how the ecofeminist theme composes the curricular components of several themes of Educação do Campo, even when not named. To this end, mixed methodologies were used in the construction of this work: systematic survey of the State of the Art, systematic analysis of the reference literature, field visits and production of bibliographic material (Booklets). We observe, on the one hand, the absence of the production of works that use the term “ecofeminism” linked to Educação do Campo and, on the other hand, we identify that the ecofeminist theme and agenda are closely linked to studies of Educação do Campo, especially in the themes that highlight the role and importance of women's protagonist in the struggle for land, water, education, adequate food and health. Divided into three moments, this work presents the Ecofeminist State of the Art; the place of Ecofeminism in Educação do Campo; and, finally, two Booklets (Berta Cáceres e Julieta Paredes) that serve as inspiration as didactic material to be used in rural schools. With this, the present research proposes not only to recognize the importance and presence of women in Educação do Campo, but also points to a horizon where ecofeminist praxis is a constitutive part of our understanding of what it means to be a rural educator.-
Descrição: dc.description59 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectecofeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectBerta Cáceres-
Palavras-chave: dc.subjectJulieta Paredes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectEcofeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectecofeminism-
Palavras-chave: dc.subjectBerta Cáceres-
Palavras-chave: dc.subjectJulieta Paredes-
Palavras-chave: dc.subjectRural Education-
Título: dc.titleEcofeminismo e Educação do Campo: a luta das mulheres pela terra, água, educação, alimentação adequada e saúde integral-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.