Meio ambiente e desenvolvimento, uma análise do 'Cluster" automotivo do sul fluminense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPoll, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8010455271938386-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Welington Kiffer de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9066118046924125-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Fábio Souto de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2977634814225204-
Autor(es): dc.contributorLima, Raphael Jonathas da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7375738037025795-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7444305726776130-
Autor(es): dc.creatorLandes, Ana Izabel Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750508-
Descrição: dc.descriptionTrabalho ilustrado.-
Descrição: dc.descriptionA partir da compreensão que as atividades econômicas e projetos territoriais dependem da articulação de diversos atores sociais, a presente pesquisa tem como objeto de estudo o “Cluster Automotivo Sul Fluminense” localizado no sul do estado do Rio de Janeiro. Considerando que conflitos ambientais são acima de tudo, problemas sociais, estes também são considerados políticos, pois são amplamente vinculados às relações de poder de determinado território. Sendo assim, o estudo dos conflitos socioambientais deve partir da análise sobre a relação sociedade e natureza. Esta análise tem como norteador o conceito de Ecologia Política e é composta pelo entendimento da natureza de possíveis conflitos ambientais decorrentes do licenciamento de empreendimentos industriais de grande porte e de tamanha importância econômica para a localidade. A abordagem da pesquisa é qualitativa e exploratória, visto que foram realizadas entrevistas semiestruturadas, análise bibliográfica e revisão documental com o objetivo de discutir as relações sociais que compreendem o estabelecimento do cluster automotivo. Ao fim deste estudo foi apresentada a proposta de implementação de um Parque Industrial Ecológico, visto que estes se apresentam como uma possibilidade de atender demandas ambientais em distritos industriais. Foram realizadas oito entrevistas a partir de roteiros semiestruturados e foram selecionados atores envolvidos diretamente com os processos de licenciamento ambiental. Sobre o que se entende acerca de impactos ambientais, as entrevistas revelaram que para os entrevistados tais impactos são inevitáveis, mas ao mesmo tempo, que é fundamental que os dispositivos legais ambientais, sejam atendidos. Concluímos que o fortalecimento de órgãos de controle ambiental para fiscalização e aplicação dos dispositivos existentes também depende do controle social do território.-
Descrição: dc.descriptionFundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionBased on the understanding that economic activities and territorial projects are independent of the articulation of different social actors, the present research has as its object of study the “South Fluminense Automotive Cluster” located in the south of the state of Rio de Janeiro. Considering that environmental conflicts are, above all, social problems, these are also considered political, as they are largely regulated by the power relations of a given territory. Therefore, the study of socio-environmental conflicts must start from the analysis of the relationship between society and nature. This analysis is guided by the concept of Political Ecology and is composed of an understanding of the nature of possible environmental conflicts arising from the licensing of large-scale industrial enterprises of such economic importance for the locality. The research approach is qualitative and exploratory, as semi-structured interviews, bibliographic analysis and document review were carried out with the aim of discussing the social relations that comprise the establishment of the automotive cluster. At the end of this study, the proposal for implementing an Ecological Industrial Park was presented, as these present themselves as a possibility to meet environmental demands in industrial districts. Eight interviews were carried out using semi-structured scripts and participants involved directly with the environmental licensing processes were selected. Regarding what is understood about environmental impacts, the interviews revealed that for those interviewed, such impacts are inevitable, but at the same time, it is essential that environmental legal provisions are met. We conclude that the strengthening of environmental control bodies to monitor and apply existing devices also depends on the social control of the territory.-
Descrição: dc.description127 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCluster automotivo-
Palavras-chave: dc.subjectConflitos ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia política-
Palavras-chave: dc.subjectConflito socioambiental-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciamento ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectProdução Intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAutomotive cluster-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental conflicts-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical ecology-
Título: dc.titleMeio ambiente e desenvolvimento, uma análise do 'Cluster" automotivo do sul fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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