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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Murilo Alvarenga | - |
Autor(es): dc.contributor | Thielmann, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Valle, André Bittencourt do | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, João Amaro da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6417 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750505 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo foi avaliar a contribuição de um programa vivencial em gestão de projetos (PVGP) apoiado pela abordagem vivencial e dinamizado por um simulador funcional para a gestão de projetos. O estudo transcorreu em duas turmas de graduação em administração numa IFES no Estado do Rio de Janeiro, e o ambiente laboratorial que simulava o projeto de desenvolvimento de dois modelos de automóveis era composto por níveis tecnológicos diferenciados. No delineamento da pesquisa adotou-se o método misto combinando uma pesquisa exploratória descritiva num único estudo. Na análise quantitativa realizou-se a comparação nos níveis de evolução dos participantes nas notas dos testes aplicados em cada fase do programa. A pesquisa qualitativa utilizou-se de múltiplos procedimentos para a coleta de dados, como a entrevista em profundidade, e a realização de um grupo focal com alguns integrantes das equipes. A abordagem multimétodo objetivou triangular o procedimento de coleta de dados para reforçar a pesquisa. Os dados obtidos na pesquisa foram avaliados de acordo com o modelo lógico de avaliação de ambientes apoiados pelos jogos de empresa proposto por Kriz e Hense (2006). Os resultados obtidos indicam que o PVGP alinha-se aos critérios de qualidade sugeridos pelo modelo lógico adotado em destaque para o avanço no aprendizado em gestão de projeto, assim como nas contribuições reveladas pelos participantes do programa. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study was to evaluate the contribution of an experiential program in project management (PVGP) supported by the experiential approach and dynamized by a functional simulator for project management. The study was carried out in two graduation classes in administration at an IFES in the state of Rio de Janeiro, the laboratory environment that simulated the design of two car models was composed of differentiated technological levels. In the design of the research the mixed method was adopted combining a descriptive exploratory research in a single study. In the quantitative analysis, the participants' levels of evolution were compared in the test scores applied in each phase of the program. The qualitative research used multiple procedures for data collection, such as the in-depth interview, and the accomplishment of a focus group with some members of the teams. The multimethod approach aimed to triangulate the data collection procedure to reinforce the research. The data obtained in the research were evaluated according to the logic model of evaluation of environments supported by the company games proposed by Kriz and Hense (2006). The obtained results indicate that the PVGP is aligned with the quality criteria suggested by the logical model adopted for the advancement in learning project management as well as in the contributions revealed by the program participants. | - |
Descrição: dc.description | 95 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Volta Redonda | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de empresa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem vivencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação orientada à teoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos lógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de empresas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulation games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiential learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theory oriented assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logical models | - |
Título: dc.title | Modelo de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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