A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo

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Autor(es): dc.contributorChaves, Iduína Edith Mont’Alverne Braun-
Autor(es): dc.contributorLobão, Flávia Lopes-
Autor(es): dc.contributorLuz, Cristina Rego Monteiro da-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Jacyan Castilho de-
Autor(es): dc.creatorAcioli, Karen Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27260-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750504-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação tem como objetivo central estudar e compreender as diversas características que constituem a dramaturgia da ópera contemporânea para crianças, gênero ainda pouco difundido e estudado no Brasil. A fim de melhor entender os três eixos principais do gênero operístico infantil – música, texto e encenação – busca-se refletir sobre o que vem a ser a ópera para crianças em seus aspectos dramatúrgicos, poéticos e simbólicos por meio do estudo de experiências multidisciplinares. A pesquisa apoia-se no seguinte referencial teórico: Antropologia do Imaginário, de Gaston Bachelard (2018) e de Gilbert Durand (2012); Antropologia da Complexidade, de Edgar Morin (2002); Pesquisa Narrativa, de Iduína Chaves (1999); além do aporte de Campbell (1990), Freire (1996), Larrosa (2013), entre outros. Este estudo visa, ainda, servir como futuro suporte pedagógico para a sensibilização e formação de alunos, pais, professores e novos públicos.-
Descrição: dc.descriptionIn this dissertation I aim to study and understand the multiple aspects of dramaturgy in children’s opera, as an unpopular and barely explored contemporary genre in Brazil. To understand its three main modes of expressions – music, literature and visual – I reflect on drama, poetry, and symbolism as relevant aspects of this multivalent art form. The theoretical approach is based on the framework by Gilbert Durand’s (2012) and Gaston Bachelard’s (2018) anthropology of the imaginary; Edgar Morin’s (2002) paradigm of complexity and Iduína Chaves’ (1999) narrative research. My conclusion upon the investigation also echoes the following authors among others: Campbell (1990), Freire (1996) and Larrosa (2013). In addition, this study intends to contribute as a useful pedagogical support on enlightenment and training for students, parents, teachers, or new audiences.-
Descrição: dc.description111 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia-
Palavras-chave: dc.subjectÓpera infantil-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectSimbologias-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia-
Palavras-chave: dc.subjectÓpera-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgy-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's Opera-
Palavras-chave: dc.subjectImaginary-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectSymbology-
Título: dc.titleA dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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