Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva Júnior, Edson Teixeira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Elaine da Costa Feitosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Márcia do Rocio | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Natasha Christine dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4661 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750503 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho pretende contribuir para o debate acerca da inserção dos assistentes sociais na educação básica, trazendo a trajetória da educação brasileira, constituições e decretos, que são construídos pautados no controle social, segregação e de forma seletista, até o objetivo central: a educação na sociedade capitalista na contemporaneidade. O foco deste trabalho está na conquista da educação como direito social, a luta pela universalização da educação pública, gratuita e de qualidade e apontamento para as possibilidades deste profissional haja vista que no projeto ético político há o comprometimento com a universalização dos direitos para a classe trabalhadora. Ainda, pretende reavivar em nossa memória experiências de educação contra hegemônica no seio da sociedade capitalista, com autores que inspiram a produção teórica do Serviço Social e vão nos mostrar os limites e as possibilidades no contexto atual | - |
Descrição: dc.description | This production intends to contribute to the debate about the social workers insertion in basic education, bringing the trajectory of Brazilian education, constitutions and decrees, which are built based on social control, segregation and selective form, to the central objective: education in capitalist society in contemporary times. The focus of this work is the achievement of education as a social right, the universalization of public education, free and quality conflict and pointing to the possibilities of this professional, because in the political ethical project there is a commitment to the universalization of rights for the working class. Still, it intends to revive in our memory education against hegemonic experiences in the capitalist society, with authors who inspire the theoretical production of Social Work and will show us the limits and the possibilities in the current context | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação pedagógica do serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistentes sociais na educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational politics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical action of social work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Workers in basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social issues | - |
Título: dc.title | As possibilidades de atuação dos assistentes sociais na educação básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: