As possibilidades de atuação dos assistentes sociais na educação básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva Júnior, Edson Teixeira da-
Autor(es): dc.contributorPinto, Elaine da Costa Feitosa-
Autor(es): dc.contributorSantos, Márcia do Rocio-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Natasha Christine dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4661-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750503-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho pretende contribuir para o debate acerca da inserção dos assistentes sociais na educação básica, trazendo a trajetória da educação brasileira, constituições e decretos, que são construídos pautados no controle social, segregação e de forma seletista, até o objetivo central: a educação na sociedade capitalista na contemporaneidade. O foco deste trabalho está na conquista da educação como direito social, a luta pela universalização da educação pública, gratuita e de qualidade e apontamento para as possibilidades deste profissional haja vista que no projeto ético político há o comprometimento com a universalização dos direitos para a classe trabalhadora. Ainda, pretende reavivar em nossa memória experiências de educação contra hegemônica no seio da sociedade capitalista, com autores que inspiram a produção teórica do Serviço Social e vão nos mostrar os limites e as possibilidades no contexto atual-
Descrição: dc.descriptionThis production intends to contribute to the debate about the social workers insertion in basic education, bringing the trajectory of Brazilian education, constitutions and decrees, which are built based on social control, segregation and selective form, to the central objective: education in capitalist society in contemporary times. The focus of this work is the achievement of education as a social right, the universalization of public education, free and quality conflict and pointing to the possibilities of this professional, because in the political ethical project there is a commitment to the universalization of rights for the working class. Still, it intends to revive in our memory education against hegemonic experiences in the capitalist society, with authors who inspire the theoretical production of Social Work and will show us the limits and the possibilities in the current context-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectAção pedagógica do serviço social-
Palavras-chave: dc.subjectAssistentes sociais na educação básica-
Palavras-chave: dc.subjectQuestão social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectQuestão social-
Palavras-chave: dc.subjectEducational politics-
Palavras-chave: dc.subjectSocial work-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical action of social work-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Workers in basic education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial issues-
Título: dc.titleAs possibilidades de atuação dos assistentes sociais na educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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