O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampanella, Bruno-
Autor(es): dc.contributorHolzbach, Ariane-
Autor(es): dc.contributorCastellano, Mayka-
Autor(es): dc.contributorCaravela, Gabriela-
Autor(es): dc.contributorMassarolo, João Carlos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1273735890066003-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Melissa Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15693-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750502-
Descrição: dc.descriptionEsta tese investiga o comportamento multitela dos telespectadores e as práticas midiáticas em torno da TV Social - forma de visualização televisiva que combina as atividades de assistir à televisão e de navegar na Internet simultaneamente em outro dispositivo, utilizando sites e aplicativos de redes sociais para ler/comentar sobre o que está sendo exibido na TV e para interagir com outros telespectadores. O intuito é identificar e compreender as formas de uso e de apropriação de plataformas interativas on-line no consumo televisivo e os hábitos e comportamentos dos telespectadores em múltiplas telas. Como recorte empírico, a tese analisa três temporadas dos reality shows The Voice Brasil e MasterChef Brasil, a partir de pesquisa de inspiração etnográfica centrada nas interações entre os telespectadores desses programas no Facebook, no Twitter e no WhatsApp. A investigação ocorre a partir da observação participante da autora nos ambientes on-line mencionados, da coleta e da análise das publicações dos telespectadores nessas plataformas e de entrevistas em profundidade, on-line e off-line, com alguns telespectadores/usuários. O estudo demonstra como a plataforma interativa escolhida, a forma de transmissão televisiva e os tipos de atenção requisitados pelos programas interferem no comportamento multitela dos telespectadores na TV Social. Embora apresente os relatos e as práticas midiáticas da audiência de dois programas televisivos específicos, a tese permite uma reflexão mais ampla sobre os modos como os telespectadores vêm construindo a sua relação com a televisão na contemporaneidade e, mais especialmente, sobre as particularidades de seu comportamento no uso de múltiplas telas na visualização televisiva.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis thesis investigates the multiscreen behavior of viewers and the media practices around the so-called Social TV, that is, television viewing mode that combines the activities of watching television and surfing the Internet simultaneously on another device using social networking websites and applications to read/comment on what is being displayed on the TV and to interact with other viewers. The purpose is to identify and understand the ways of using and appropriating interactive platforms online into television consumption and the habits and behaviors of viewers on multiple screens. As its empirical cut, the thesis analyzes three seasons of the reality shows The Voice Brasil and MasterChef Brasil, based on ethnographic-inspired research centered on the interactions between the viewers of these shows on Facebook, Twitter and Whatsapp. The investigation starts with the participative observation of the author of this thesis on the online environments mentioned, and with the collection and analysis of viewer publications on these platforms, complemented with online and offline in-depth interviews, with some viewers/users. The study demonstrates how the interactive platform chosen, the form of television broadcasting and the types of attention required by the shows interfere with the multiscreen behavior of viewers on Social TV. This thesis not only presents the accounts and media practices of the audience of two specific television shows, but it also allows a broader reflection on the ways in which viewers have been building their relationship with television in the contemporary world, and more especially on the particularities of their behavior in the use of multiple screens in television viewing.-
Descrição: dc.description342f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectTV Social-
Palavras-chave: dc.subjectReality Show-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia Virtual-
Palavras-chave: dc.subjectMídias Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectReality shows (Programa de televisão)-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia virtual-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectTV-
Palavras-chave: dc.subjectSocial TV-
Palavras-chave: dc.subjectReality Show-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual Ethnography-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Media-
Título: dc.titleO comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil-
Título: dc.titleMulti-screen Behavior On Social TV: a study of media practices around The Voice Brasil and MasterChef Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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