Jogos de empresas e as possibilidades na prática docente em ciências contábeis

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo da Silva-
Autor(es): dc.contributorPassos, Ivan Carlin-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Lana Cristina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6454-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750474-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa foi analisar a opinião docente sobre a aprendizagem vivencial dinamizada pela técnica do jogo de empresas em um curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) a partir da vivência proporcionada em um curso de aprendizagem vivencial na educação em negócios, tratado como aculturamento docente. A partir da fundamentação teórica do estudo observou-se que alterações ocorridas no cenário econômico e social acarretaram mudanças no campo de atuação do profissional de contabilidade, demandando novas práticas em seu processo de ensino-aprendizagem, dentre as quais se destaca neste estudo a técnica de aprendizagem vivencial jogo de empresas. Sobre os jogos de empresas, são apresentadas suas características, com ênfase aos seus benefícios e limitações, além do papel docente em sua condução. A partir dos fatores de análise extraídos da fundamentação teórica, que contou com o reforço dos registros obtidos a partir de uma pesquisa bibliométrica, foi possível conduzir o estudo, cuja abordagem foi quantitativa e qualitativa, e cujos procedimentos técnicos adotados foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento de opinião. Os dados analisados foram coletados junto a 12 docentes que atuam no curso de Ciências Contábeis da IFES estudada, com base nos fatores de análise relativos aos três aspectos enfatizados na fundamentação teórica: benefícios dos jogos de empresas, limitações dos jogos de empresas e o papel docente. O tratamento e a análise dos dados foram realizados com o apoio das técnicas Escalonamento Multidimencional (EMD) e Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com a utilização da técnica do EMD foi possível identificar quatro grupos distintos quanto a percepção docente sobre os jogos de empresas: resiliente, entusiastas com a prática, conscientes com a técnica e integradores, o que permitiu a identificação dos potenciais instrutores. A partir da análise do DSC, foi possível identificar e discutir as possibilidades do uso da técnica em Ciências Contábeis do ponto de vista dos docentes e os ajustes por eles indicados para alcance dos objetivos educacionais esperados a partir de seu uso. Com os resultados obtidos também foi possível verificar que a técnica dos jogos de empresas e seus recursos podem ser considerados adequados para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em Ciências Contábeis, possibilitando o desenvolvimento de competências genéricas exigidas ao profissional contábil no contexto atual.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this research was to analyze the teaching opinion about the experiential learning boosted by the technique of business game in a course of Accounting of a Federal Institution of Higher Education (IFES) from the experience provided in a course of experiential learning in business education entitled as teaching acculturation. As from the theoretical basis of this study, it was observed that alterations occurred in a social and economic setting resulted in changes in the accounting professional’s career field, demanding new practices in this teaching-learning process, among of them one emphasizes in this study the technique of experiential learning of business games. About business games, their characteristics are presented with emphasis in benefits and limitations, besides the teaching role in its conduction. As from the factors of analysis drawn out of the theoretical basis which counted upon the reinforcement of results obtained from study, which approach was quantitative and qualitative and which technical procedures were the bibliographic research and the survey. The data analyzed was collected with 12 professors who teach in a course of Accounting of a Federal Institution of Higher Education (IFES), on the basis of the factors of analysis as to three aspects emphasized in the theoretical basis: benefits of the business games, limitations of the business games and the teaching role. The treatment and the data analysis were accomplished with the support of Multidimensional Scheduling (EMD) and Collective Subject Discourse (DSC) techniques. With the use of the EMD technique, it was possible to identify four distinct groups regarding the teaching perception about the business games: resilient, enthusiastic with practice, conscious with the technique and integrators, which allowed the identification of potential instructors. As from the analysis of DSC, it was possible to identify and discuss the possibilities of using the technique in accounting from professors’ point of view as well the adjustments indicated by them in order to reach the educational objectives from its use. With the results it was possible to verify that the technique of business game and their resources can be considered adequate to support the teaching-learning process in Accounting, enabling the development of generic competencies required from the accounting professional in the current context.-
Descrição: dc.description142 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem vivencial-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e pesquisa em contabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential learning-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness game-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and research in accounting-
Título: dc.titleJogos de empresas e as possibilidades na prática docente em ciências contábeis-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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