O ensino de química orgânica em tempos de pandemia: a utilização de recursos didáticos multissensoriais para alunos com deficiência visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437-
Autor(es): dc.contributorRust, Naiara Miranda-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0952708163501047-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcela Ribeiro da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9862189156902439-
Autor(es): dc.creatorFélix, Thayane Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25767-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750469-
Descrição: dc.descriptionNo Brasil, o ensino para alunos com deficiência visual, iniciou-se no período imperial com a criação do “Imperial Instituto dos Meninos Cegos”, atual Instituto Benjamin Constant. A partir de então, constituições, leis e políticas públicas vêm sendo criadas ao longo dos anos fortalecendo a educação inclusiva. Entretanto esta perspectiva inclusiva está longe de ser atingida plenamente no ensino de química, devido a utilização de uma linguagem com uma estrutura audiovisual, além de recursos e materiais didáticos que priorizam o canal sensorial da visão e da audição, impedindo o pleno acesso dos alunos com deficiência visual, constituindo em barreiras da comunicação e da informação. Estas barreiras são intensificadas com o ensino remoto emergencial, aumentando a desigualdade de acesso também aos conteúdos da área de química. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo propor a construção de recursos didáticos multissensoriais, regidos pelo desenho universal para o ensino de química aos alunos com deficiência visual. Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho constitui-se em uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, na qual buscam-se trabalhos acadêmicos que já desenvolveram recursos didáticos sob os princípios da multissensorialidade, além de desenvolver recursos multissensoriais para o ensino de funções orgânicas com a utilização de materiais de fácil acesso e de baixo custo. Apresentando como resultado o “Kit SensoQuímica”, composto por recursos didáticos multissensoriais, que proporcionam o acesso à informação através dos outros canais sensoriais além da visão e da audição. Com a utilização dos recursos didáticos multissensoriais propostos, espera-se contribuir para a promoção de uma metodologia de ensino mais acessível e inclusiva, pois proporcionam a participação de alunos com e sem deficiência visual. Além de serem recursos aplicáveis tanto no ensino remoto, quanto no ensino presencial, e consequentemente, híbrido, desde que sejam seguidos os protocolos de saúde e segurança-
Descrição: dc.descriptionIn Brazil, the education for visually impaired students started in the Imperial Period with the creation of the "Imperial Institute for Blind Children", currently called Benjamin Constant Institute. Since then, constitutions, laws and public policies have been created over the years, strengthening Inclusive Education. However, this inclusive perspective is far from being fully achieved in the teaching of chemistry. Due to the use of a language with an audiovisual structure, in addition to resources and teaching materials that explore only the sensory channel of sight and hearing, preventing the full access of visually impaired students, sustaining the barriers of communication and information. These barriers are intensified with the Emergency Remote Learning, increasing the inequality of access to the contents of the chemistry area. Therefore, this project is part of a qualitative and exploratory research, aiming to propose the construction of multisensory teaching resources, governed by universal design for the teaching of chemistry to visually impaired students. As for the methodological procedures, this project is a qualitative and exploratory research, in which academic papers that have already developed didactic resources under the principles of multisensory are sought, in addition to developing multisensory resources for the teaching of organic functions with the use of easily accessible and inexpensive materials. Presenting as a result the “SensoQuímica Kit”, consisting of multisensory teaching resources, which provide access to information through other sensory channels besides vision and hearing. With the use of the proposed multisensory teaching resources, it is expected to contribute to the promotion of a more accessible and inclusive teaching methodology, as they provide the participation of students with and without visual impairment. In addition to being resources that can be used both in Remote Teaching, Classroom Teaching, and consequently, hybrid, as long as the health and safety protocols are followed-
Descrição: dc.description61 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectDidática multissensorial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto emergencial-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectVisual impairment-
Palavras-chave: dc.subjectMultisensory teaching techniques-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectEmergency remote learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching resource-
Título: dc.titleO ensino de química orgânica em tempos de pandemia: a utilização de recursos didáticos multissensoriais para alunos com deficiência visual-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.