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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Afonso de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:91056543787 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791809P5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sá, Simone Maria Andrade Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:70685673715 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789610D8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Cintia Sanmartin | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:14714714722 | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira Neto, Euclides Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20243 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750431 | - |
Descrição: dc.description | Some four decades, gender reggae arrived in Maranhão land, coming from Jamaica and gaining significant peripheral portion of the population of St. Louis and the main urban centers of northern Maranhao. Without official support, this new genre gained the sympathy of the poor black youth from the edges of cities, wage, and with high rates of illiteracy, reframed and reinterpreted elements of local culture, acquiring characteristics. Among the most striking points deployed in the State of Maranhão with the culture of reggae, register with the technical configuration of the "radiogram reggae" with their sumptuous walls that impress connoisseurs, scholars and ordinary people who enter this world of entertainment for leisure and / or fun. Therefore, this research aims to understand how was the transposition of the reggae genre of Jamaica (Caribbean country) to Maranhão and the various ways in which this musical style was absorbed by the local people over time, since it came to be accepted not only by population of banks, but also for middle upper class of urban centers, the mainstream media and by their own official policy, establishing new boundaries of performance, determining specific models in the form of disputes in Circuit Regueiro, verifying diverse and conflicting interests, which identity established limits, convergence, tastes and class distinction, especially in the mode of production, consumption and publicity, giving emphasis to the radiogram of reggae that gained quite peculiar characteristics in Maranhão, in addition to various forms of relationship-style music for the people inhabits the region. | - |
Descrição: dc.description | Há aproximadamente quatro décadas, o gênero reggae aportou em terras maranhenses, vindo da Jamaica e conquistando significativa parcela da população periférica de São Luís e dos principais centros urbanos da região norte maranhense. Sem apoio oficial, esse novo gênero musical ganhou a simpatia da juventude negra e pobre das margens das cidades, assalariada, e com grande incidência de analfabetos ressignificado e reinterpretado à luz de elementos da cultura local, adquirindo características próprias. Entre os pontos mais marcantes implantados no Estado do Maranhão com a cultura do reggae, registra-se a configuração técnica das radiolas de reggae com seus paredões suntuosos que impressionam apreciadores, estudiosos e pessoas comuns que entram nesse universo do entretenimento em busca de lazer e/ou diversão. Portanto, esta pesquisa pretende compreender como se deu a transposição do gênero reggae da Jamaica (país caribenho) para o Maranhão e as diversas formas como esse estilo musical foi absorvido pelo povo local ao longo do tempo, desde que passou a ser aceito não só pela população das margens, mas também pelas classes média/alta dos centros urbanos, pela mídia hegemônica e pela própria política oficial, estabelecendo novas fronteiras de atuação, determinando modelos específicos na forma de disputas no Circuito Regueiro, verificando-se interesses diversos e conflituosos, que estabeleceram limites identitários, convergências, gostos e distinção de classes, principalmente no modo de produção, consumo e publicização, dando-se destaque às radiolas de reggae que ganharam características bastante peculiares no Maranhão, além das diversas formas de relacionamento do estilo musical pelo povo que habita a região. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reggae | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identificação simbólica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maranhão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reggae | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiogram | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symbolic identification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maranhão | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | O poder simbólico das radiolas de reggae na cultura maranhense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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