Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Isabelle Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11917 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750425 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo entender como acontecem as práticas de leitura na classe de alfabetização, buscou-se compreender a história da alfabetização no Brasil desde a institucionalização da escola, passando pela chegada do construtivismo ao país até os dias atuais. A pesquisa bibliográfica foi de suma importância para a realização deste, como forma de conhecer os fatos históricos, assim como a pesquisa narrativa, através de entrevista para que se passasse a conhecer a realidade de uma classe de alfabetização e de uma professora alfabetizadora. Os resultados encontrados na pesquisa deixam claro que a aprendizagem da leitura se inicia muito antes da chegada a escola e que a aprendizagem é muito mais do que ouvir ou ver, ela acontece de dentro para fora de forma que todo o corpo e tudo aquilo se carrega consigo estão juntos nesse processo | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to define the history of literacy in Brazil and the learning of the history of literacy, from the arrival of constructivism it’s present world. The bibliographic research was extremely important for the realization of this, as a way knowing the historical facts, as well as narrative research, trough the interview so that it learns the reality of a literacy class and a literacy teacher. The results found in the lesson make it clear that learning to read starts well before teaching and that learning is much more than listening or class, it happens inside out of the whole body and everything that is carried it’s all right | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Method | - |
Título: dc.title | A Leitura no processo de alfabetização: uma produção coletiva de afetos e cumplicidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: