Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Rosana Portugal Tavares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sobral, Fabrícia Carla Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Sanches Neto, Asy Pepe | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Anna Vitória Macêdo dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32157 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750416 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem o objetivo de discutir o papel da biblioteca escolar no combate ao racismo e responder como estas duas instituições (escola e biblioteca) podem atuar em conjunto na promoção de uma educação antirracista. Ela visa discutir acerca da temática racial no exercício profissional do bibliotecário, debater a função educativa da biblioteca escolar e a contribuição do bibliotecário na educação antirracista. A pesquisa conta com um estudo de caso que analisa o catálogo online dos acervos das bibliotecas escolares de duas instituições de ensino de educação básica localizadas na cidade de Niterói, Rio de Janeiro: as bibliotecas, Flor de Papel e Monteiro Lobato, do Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense e as bibliotecas escolares das duas Unidades do Colégio Salesiano de Niterói (Região Oceânica e Santa Rosa). O estudo busca identificar a presença da literatura infantil e infanto juvenil, com adesão às temáticas antirracistas utilizando como referência para a pesquisa nos acervos a lista de 33 livros infantis da Fundação Tide Setubal. O primeiro catálogo analisado é o Pergamum-UFF e o segundo o PHL-Salesiano. Além da presença da literatura, verifica se os termos Racismo, Racismo na Escola, Preconceito Racial, Discriminação Racial e Ancestralidade são usados no processo indexação. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to discuss the role of the school library in combating racism and answer how these two institutions (school and library) can work together to promote an anti-racist education. It aims to discuss racial issues in the librarian's professional practice, discuss the educational role of the school library and the librarian's contribution to anti-racist education. The research has a case study that analyzes the online catalog of the collections of the school libraries of two basic education teaching institutions located in the city of Niterói, Rio de Janeiro: the libraries, Flor de Papel and Monteiro Lobato, of the Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense and the school libraries of the two Units of Colégio Salesiano de Niterói located in the Região Oceânica and in Santa Rosa. The study seeks to identify the presence of children's and youth literature, with adherence to anti-racist themes, using the Tide Setubal Foundation's list of 33 children's books as a reference for researching the collections. The first catalog analyzed is the Pergamum-UFF and the second the PHL- Salesiano. In addition to the presence of literature, it verifies whether the terms Racism, Racism at School, Racial Prejudice, Racial Discrimination and Ancestry are used in the indexing process. | - |
Descrição: dc.description | 68 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catálogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acervo | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catalogs | - |
Palavras-chave: dc.subject | anti-racist education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-racist literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Título: dc.title | A presença da literatura antirracista nos acervos das bibliotecas escolares do município de Niterói: estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: