Letramento docente no Brasil: estado do conhecimento (2015-2019)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Jéssica do Nascimento-
Autor(es): dc.creatorAntunes, Bruna Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22278-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750402-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar a produção científica sobre letramento(s) docente(s) publicada e desenvolvida no contexto brasileiro entre 2015 e 2019, na área de Educação, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte, que visa mapear o conhecimento, situando as principais abordagens, tendências e resultados da produção científica, e destacar os desafios e contribuições acerca do tema. Além disso, desenvolve-se um debate sobre letramento docente na formação e na prática, com destaque à relação entre a esfera acadêmica e escolar, contextos no qual se constituem as práticas de leitura e escrita profissionais docentes, ressaltando a imbricação com o letramento acadêmico. A pesquisa apresenta como resultado apenas quatro trabalhos publicados sobre o tema na área de educação, evidenciando, dessa maneira, a escassez de estudos sobre o tema e a necessidade de investimento em pesquisa para o avanço do mesmo-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to identify and analyze the scientific production on teaching literacy (s) published and developed in the Brazilian context between 2015 and 2019, in the area of Education, in the CAPES Thesis and Dissertations Catalog. This is a state-of-the-art bibliographic search, which aims to map knowledge, situating the main approaches, trends and results of scientific production, and highlight the challenges and contributions on the topic. In addition, there is a debate about teacher literacy in training and in practice, with emphasis on the relationship between the academic and school spheres, contexts in which the professional teaching reading and writing practices are constituted, emphasizing the overlap with academic literacy. The research shows as a result only four works published on the subject in the area of education, evidencing, in this way, the scarcity of studies on the subject and the need for investment in research to advance it-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento docente-
Palavras-chave: dc.subjectEstado do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching literacy-
Palavras-chave: dc.subjectState of knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleLetramento docente no Brasil: estado do conhecimento (2015-2019)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.