O uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Renato Pereira de-
Autor(es): dc.contributorTort, Alexandre Carlos-
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6053148318577587-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2412070302741470-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5461518414512641-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5806476476274947-
Autor(es): dc.creatorPereira, Rafael da Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750383-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação relata a implementação de um produto educacional com uma proposta didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental fundamentada em estudos que mostram a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) como uma ferramenta de apoio pedagógico, com destaque para o estudo de simulações, que facilitam a visualização e a compreensão de diversos fenômenos físicos, estimulando o interesse do aluno pela física e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais produtivo. Sendo assim, nosso produto educacional tem como ponto alto, o uso do simulador PhET, apresentado pela Universidade do Colorado, para o qual criamos um roteiro de atividades para o ensino de ondas, com uma série de atividades propostas para os alunos, facilitando o entendimento de cada conteúdo abordado, e com um guia de utilização para professores, mostrando o passo a passo de seu funcionamento. Para o planejamento e a implementação das atividades foi considerada a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. A proposta didática foi realizada em seis encontros consecutivos cada um com cinquenta minutos de duração e os resultados revelaram que os alunos classificaram a simulação como uma boa forma de apresentar o conteúdo e dessa maneira, o uso de TIC´s como simulações se estabelece no sentido de um ensino mais atraente e construtivo-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation reports the implementation of an educational product with a didactic proposal for 9th grade students based on studies that show the use of information and communication technologies (ICTs) as a pedagogical support tool, the study of simulations, which facilitate the visualization and understanding of several physical phenomena, stimulating the student's interest in physics and making the teaching-learning process more productive. Thus, our educational product has as its high point, the use of the PhET simulator, presented by the University of Colorado, for which we created a route of activities for the teaching of waves, with a series of activities proposed for the students, facilitating the understanding of each content covered, and with a use guide for teachers showing the step by step of its operation. For the planning and implementation of the activities was considered the theory of significant learning of David Paul Ausubel. The didactic proposal was carried out in six consecutive meetings each with fifty minutes duration and the results revealed that the students classified the simulation as a good way to present the content and in this way, the use of ICTs as simulations is established in the sense of a more attractive and constructive teaching-
Descrição: dc.description98f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectSimulador PhET-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectOndas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching physics-
Palavras-chave: dc.subjectPhET simulator-
Palavras-chave: dc.subjectSignificant learning-
Palavras-chave: dc.subjectWaves-
Título: dc.titleO uso do simulador PhET como recurso didático para o ensino de ondas no 9º ano do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.