Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorAbdón, Miriam Del Milagro-
Autor(es): dc.contributorPena, Luciana Prado Mouta-
Autor(es): dc.contributorMarins, Pedro Nogueira de-
Autor(es): dc.creatorGonzalez, Julia Daitchmann-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25483-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750364-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista as frequentes dificuldades de aprendizagem associadas à Matemática no Ensino Básico, pesquisa-se sobre ferramentas e estratégias para cativar e facilitar o ensino dessa disciplina. Para tanto, investigou-se a utilização de jogos em sala de aula, baseando em documentos oficiais e em autores como a Grando, Selva e Camargo. Com intuito de motivar e aumentar o interesse e o rendimento dos alunos nas aulas sobre sequências numéricas, em particular, progressão aritmética, criou-se o jogo pedagógico Acitemtirap.Realizou-se uma aplicação do jogo em três turmas do 2o ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Niterói. Ademais, foram analisados registros efetuados pelos alunos em questionário de avaliação em relação à execução das atividades realizadas em sala com a aplicação do jogo. Os resultados dos dados obtidos demonstram que os estudantes gostaram de jogar Acitemtirap, sendo favoráveis a utilização de jogos na aula de Matemática. Além disso, verificou-se a contribuição da atividade para o ensino desse conteúdo-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Matemática e Estatística-
Descrição: dc.descriptionBearing in mind recurrent learning difficulties associated with Mathematics in Basic Education, we researched tools and strategies to captivate and ease the subject teaching. For this purpose, the use of games in the classroom was investigated, based on official documents and authors such as Grando, Selva and Camargo. We created the Acitemtirap educational game to motivate and improve students' interest and performance in the lessons about number sequences (particularly the arithmetic progression). We tried the game on with three classes of the 2nd year of High School at a state school in Niterói. We also conducted and analyzed an evaluation questionnaire concerning the execution of the activities carried out in the room during the game application. The obtained data show the students liked to play Acitemtirap and prefer using games in the Mathematics class. Besides that, we assessed whether the activity contributed to the teaching of the subject-
Descrição: dc.description76 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectProgressão aritmética-
Palavras-chave: dc.subjectSequências numéricas-
Palavras-chave: dc.subjectProgressão aritmética-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectArithmetic progression-
Palavras-chave: dc.subjectNumber sequences-
Título: dc.titleSe jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.