Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristiana Callai de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8060028242388784 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Maria Goretti Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3927189269530905 | - |
Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Ana Isabel Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5596217642429749 | - |
Autor(es): dc.creator | Lourenço, Karla Mayra Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26535 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750344 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo discutir as tensões entre práticas assistenciais e os documentos legais na creche. Ele parte das vivências no berçário de uma creche no Noroeste Fluminense do Rio de Janeiro, no período de realização do estágio de Pesquisa, Prática e Ensino I, Educação Infantil. Utilizo como recorte metodológico a pesquisa bibliográfica, em que busco delinear as concepções pedagógicas presentes nos documentos legais, em diálogo com o cotidiano da creche, ainda muito marcado pelo viés assistencial. Nas vivências no berçário observei a inteireza dos bebês nas interações e experimentações na descoberta do mundo. Como proposta de intervenção pedagógica, apresento o brincar heurístico e o cesto dos tesouros. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to discuss the tensions between care practices and legal documents in the day care center. It starts from the experiences in the nursery of a daycare center in the Northwest Fluminense region of Rio de Janeiro, during the Research, Practice and Teaching I internship, Early Childhood Education. I use the bibliographic research as a methodological cut, in which I seek to outline the pedagogical concepts present in the legal documents, in dialogue with the daily life of the day care center, still very marked by the assistance bias. In the experiences in the nursery, I observed the wholeness of babies in interactions and experiments in discovering the world. As a pedagogical intervention proposal, I presente heuristic play and the basket of treasures. | - |
Descrição: dc.description | 28 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bebê | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creche | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early Childhood Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baby | - |
Título: dc.title | O Bebê na creche: tensões entre as práticas assistenciais e os documentos legais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: