Modelando a relação entre fatores sociais e proficiência no ENEM

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorErbisti, Rafael Santos-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Ana Beatriz Monteiro-
Autor(es): dc.contributorDuca, Victor Eduardo Leite de Almeida-
Autor(es): dc.creatorMarrocos, Ingrid Trindad-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28817-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750342-
Descrição: dc.descriptionO ENEM tem como principal objetivo analisar a proficiência dos alunos do ensino médio e possibilitar o seu ingresso no ensino superior. A partir de indicadores educacionais e socioeconômicos torna-se possível ter uma melhor compreensão sobre a real situação educacional de uma região e, com isso, auxiliar a discussão e criação de políticas públicas voltadas para ampliação e melhoria do sistema de educação. O objetivo deste trabalho é modelar a relação entre fatores que podem influenciar a proficiência dos alunos no ENEM, considerando a real desigualdade persistente no Brasil e suas diferenças regionais. Foi avaliada a proficiência dos alunos a partir das notas médias de matemática e português no ENEM de 2019 das escolas dos candidatos, em todo o Brasil. Após o agrupamento dos dados que estavam no nível do aluno para o nível da escola, obteve-se informação de 29.181 escolas para o modelo de matemática e 29.298 para o modelo de português. Neste trabalho foi utilizado o modelo de regressão linear normal incorporando a informação da localização espacial das escolas a partir de variáveis de efeitos fixos, identificando, assim, a microrregião na qual a escola pertence. Além disso, foi utilizado o método de regularização LASSO para selecionar os indicadores socioeconômicos e de infraestrutura escolar de maior relevância, bem como os efeitos fixos significativos relacionados às localizações das escolas, sendo usado o $\lambda = 0,446$, pois possui o menor erro de predição. Os resultados encontrados não se diferenciam dos já discutidos na literatura: nota-se que alunos não brancos, de renda baixa, oriundos de escolas públicas das regiões Norte e Nordeste apresentam menor proficiência em ambas as provas. Ademais, a presença de quadra e de candidatas gestantes na escola não demostrou ser relevante para a nota de matemática, e escolas com alunos autistas possuem efeito negativo na nota média das escolas nas provas de matemática (-110 pontos) e português (-66,3 pontos). Observou-se também que a maioria das escolas são públicas (72\%) e que as escolas localizadas no Sudeste são as que mais possuem candidatos de cor branca (72,5\%). Na análise dos resíduos, o Teste de Breusch–Pagan e Teste de Lilliefors rejeitam os pressupostos de variância $\sigma^2$ constante e normalidade, respectivamente-
Descrição: dc.description73 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de regressão linear-
Palavras-chave: dc.subjectLASSO-
Palavras-chave: dc.subjectENEM-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito espacial-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectRegressão linear múltipla-
Título: dc.titleModelando a relação entre fatores sociais e proficiência no ENEM-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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