O uso bélico da ciência: o exemplo das catapultas, como aplicação das teorias da elasticidade e do lançamento oblíquo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, José Antônio e-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Gildo de Holanda-
Autor(es): dc.contributorCosta, Eden Vieira-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Deivid Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11696-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750336-
Descrição: dc.descriptionApós uma breve discussão dos problemas éticos envolvidos na interação entre o desenvolvimento científico e as aplicações bélicas, e também uma pequena menção às teorias da elasticidade e do lançamento de projéteis, foi feito um apanhado histórico sobre uma das mais famosas armas de guerra dos tempos antigos e medievais: a catapulta. Citamos também algumas aplicações em que este dispositivo não é usado como arma, por exemplo, em espetáculos circenses. Acreditamos que o assunto pode motivar o aprendizado do movimento de projéteis e da lei de Hooke pelos estudantes de nível médio-
Descrição: dc.descriptionAprès une brève discussion des questions éthiques impliqués dans l'interaction entre le développement scientifique et l'application des matériels de guerre, et aussi une petite mention des théories de l'élasticité et de lancement des projectiles, il a été fait une compilation historique de la plus célèbre armes de guerre de l'Antiquité et du Moyen Âge: la catapulte. Nous rappelons aussi certaines applications òu ce dispositif n’est pas utilisé comme une arme, par exemple, dans les spectacles de cirque. Nous pensons qu'il peut motiver l'apprentissage de mouvement d'un projectile et la loi de Hooke pour les élèves du secondaire-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectCiência e Guerra-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-metodológico-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra-
Palavras-chave: dc.subjectLycée-
Palavras-chave: dc.subjectPratique de l'enseignement-
Palavras-chave: dc.subjectLa physique et la guerre-
Palavras-chave: dc.subjectRessources didactique et méthodologique-
Título: dc.titleO uso bélico da ciência: o exemplo das catapultas, como aplicação das teorias da elasticidade e do lançamento oblíquo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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