Relações de poder no ensino público: como a escola constrói perspectivas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Claudia Cruz da-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Antonio Carlos Rafael-
Autor(es): dc.contributorPetry, Hélène Cécile-
Autor(es): dc.creatorSouza, Anne Marins Brum Viana de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9593-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750332-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo refletir sobre como as relações de poder projetadas pela escola pública moldam as perspectivas de alunos e alunos, assim como impactam seus projetos de vida e seus ideais. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa etnográfica junto a estudantes de ensino médio de escolas públicas situadas num município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e o diálogo com a bibliografia pertinente. As conclusões apontam que as práticas cotidianas do sistema escolar geram alunas e alunos que não se sentem pertencendo a ele, além de ressaltar a importância de se atentar para as diferentes necessidades e as possibilidades que surgem com a abertura do espaço escolar para o mundo externo a ele-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to reflect on how the power relations projected by the public school shape the perspectives of students, as well as impact their life projects and their ideals. For that, the methodology used was the ethnographic research with high school students of public schools located in a municipality of the Metropolitan Region of Rio de Janeiro and the dialogue with the pertinent bibliography. The conclusions point out that the daily practices of the school system generate students who do not feel they belong to it, besides emphasizing the importance of attending to the different needs and possibilities that arise with the opening of the school space to the outside world-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia da educação-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPublic school-
Palavras-chave: dc.subjectAnthropology of education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool failure-
Título: dc.titleRelações de poder no ensino público: como a escola constrói perspectivas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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