Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Bernardo Barros Coelho de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessoa, Patrick Estellita Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Vladimir Menezes | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira Netto, Diogo Vinícius Flôres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10367 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750311 | - |
Descrição: dc.description | A monografia terá como ponto principal a ser pesquisado a noção de experiência em “O Narrador”, obra de Walter Benjamin, para que se possa esclarecer a importância de tal noção para a nossa própria relação com sua obra e com nossa época atual. Para tanto, duas etapas se mostram necessárias para este empreendimento: o estudo e o desenvolvimento dos conceitos de experiência (Erfahrung) e de vivência (Erlebnis), em um primeiro momento; e o estudo e o desenvolvimento dos conceitos de informação, narrativa e romance, em um segundo momento. Ao final, mostra-se que Walter Benjamin passa longe de um tom nostálgico de outras épocas em que a experiência funcionava de forma diferente, tom este que somente aparenta estar presente em sua obra. Relacionando os capítulos da monografia, pretende-se elucidar que o autor coloca as variações e a importância de cada época para a análise e percepção das condições de possibilidade da experiência atual por outros vieses. Com isso, ele problematiza mudanças históricas, artísticas, sociais e culturais de forma a abranger as possibilidades revolucionárias de uma época, expondo que a experiência é menos uma completude de sentido do que um inacabamento essencial que visa um fechamento. Tal fechamento, entretanto, não significa completar algo definitivamente, mas sim um processo de realização infinita. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Walter Benjamin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Benjamin, Walter, 1892-1940 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Título: dc.title | A noção de Experiência em “O Narrador” de Walter Benjamin | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: