Gestão de processos do negócio: um estudo de BPM em processos de exportação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Guido Vaz-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Rodolfo-
Autor(es): dc.contributorNarcizo, Ramon Baptista-
Autor(es): dc.contributorSilva, Guido Vaz-
Autor(es): dc.creatorMourão, Gabriel Guimarães de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30575-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750307-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo trata de como o BPM pode contribuir para o processo de exportação de equipamentos de exploração de petróleo de uma empresa do setor petroquímico através da análise de falhas, identificação de causas-raízes e proposição de melhorias. A análise do processo e a identificação de causas raízes se faz utilizando a modelagem de processos com a notação BPMN e a Árvore de Realidade Atual (ARA) da teoria das restrições (TOC). Primeiro é realizada uma revisão bibliográfica do BPM e da modelagem de processos a partir da qual foi possível definir os objetivos do presente trabalho. A partir da definição dos objetivos, prossegue-se com a revisão bibliográfica da Teoria das Restrições, da Árvore da Realidade Atual e de duas das ferramentas da qualidade: Histograma e Diagrama de Pareto. Após estudada a informação teórica dos conceitos citados, segue-se com o estudo na célula de exportação da organização. O histograma fornece a verificação da existência e gravidade do problema através da análise de frequência de ordens de exportação atrasadas. A modelagem em BPMN permite documentar os processos a partir do levantamento de informações e criação de modelos que auxiliam a visualização de problemas no fluxo de atividades. Durante o levantamento de informações, também são obtidos os problemas percebidos pelos colaboradores na execução de suas atividades. Os problemas identificados durante a modelagem e relatados pelos colaboradores permitem a criação da ARA para obtenção das causas-raízes das falhas do processo de exportação. Por fim, conclui-se o trabalho propondo melhorias para o processo com o objetivo de eliminar as causas-raízes e garantir que práticas de melhoria contínua sejam seguidas, além de responder à questão da pesquisa e atingir os objetivos do estudo-
Descrição: dc.descriptionThe work consists in studying how BPM can contribute to the export process of oil exploration equipment of a petrochemical company through failure analysis, root-cause identification and improvement propositions. The business process modeling notation BPMN and the Current Reality Tree (CRT) of the Theory of Constraints (TOC) are used to analyze the process and identify root-causes. Firstly, a literature review of BPM and process modeling was done, which made it possible to define the objectives of this work. From the definition of the objectives, the literature review of the Theory of Constraints, the Tree of Current Reality and two of the quality tools: Pareto Diagram and Histogram was made. After studying the theoretical information of the mentioned concepts, the study resumes in the organization's export cell. The histogram provides verification of the existence and severity of the problem by analyzing the frequency of delayed export orders. BPMN modeling allows documenting processes from information gathering and modeling to help visualize problems in the flow of activities. During the data gathering, the problems perceived by employees in the execution of their activities are also obtained. The problems identified during the modeling and reported by the collaborators allow the creation of the CRT to obtain the failure root-causes of the export process. Finally, this work concludes by proposing improvements to the process having, as main objectives, the elimination of the root causes and the guarantee that continuous improvement practices are followed, besides answering the research question and reaching the objectives of the study-
Descrição: dc.description128 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRio das Ostras-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem de processo-
Palavras-chave: dc.subjectÁrvore da realidade atual-
Palavras-chave: dc.subjectBPM-
Palavras-chave: dc.subjectBPMN-
Palavras-chave: dc.subjectMelhoria contínua-
Palavras-chave: dc.subjectIdentificação de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectExportação-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de processos de negócio-
Palavras-chave: dc.subjectExportação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão por processos-
Palavras-chave: dc.subjectBPM-
Palavras-chave: dc.subjectProcess modeling-
Palavras-chave: dc.subjectCurrent reality tree-
Palavras-chave: dc.subjectBPM-
Palavras-chave: dc.subjectBPMN-
Palavras-chave: dc.subjectContinuous improvement-
Palavras-chave: dc.subjectProblem identification-
Palavras-chave: dc.subjectExport-
Título: dc.titleGestão de processos do negócio: um estudo de BPM em processos de exportação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.