Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fontes, Virginia Maria Gomes de Mattos | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontes, Virgínia | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Lício Caetano do Rego | - |
Autor(es): dc.contributor | Kocher, Bernardo | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Maristela Rosãngela dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14364 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750305 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de pesquisa tem como tema central as FARC-EP – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo, guerrilha marxista que persiste na via revolucionária da luta armada contra o Estado capitalista colombiano. Fundadas no ano de 1964, as FARC têm origem nas guerrilhas camponesas de autodefesa constituídas no período conhecido como “La Violencia”, logo após o Bogotazo, em resposta à atuação violenta do Estado. O trabalho se propõe a evidenciar a natureza social e política do conflito armado a partir das posições da guerrilha e do Estado, nos diferentes processos de paz, levando em consideração a participação direta e atuante dos empresários. O tema é abordado a partir dos interesses antagônicos que se refletiam na mesa de negociação e dos diferentes conceitos de paz que interferiam nos resultados dos processos para demostrar e concluir que paz é possível na Colômbia. A guerrilha participou de cinco processos de tentativas de paz com o Estado colombiano. O primeiro no governo de Belisário Betancurt (1982-1986), que permitiu a construção de um movimento político de atuação na legalidade, a União Patriótica. O segundo, no governo de Virgílio Barco (1986-1990), que deu um tom mais transparente, reduzindo a pauta à proposta de desarme e reinserção. O terceiro teve curta duração: o governo de Cesar Gaviria Trujillo (1990-1994) acreditava que o fim da experiência socialista deixaria a guerrilha suscetível à desmobilização e entrega das armas (assim mesmo foi o único que admitiu negociar com a Coordenadora Guerrilheira Simón Bolívar – CGSB, organização das guerrilhas colombianas). Os diálogos com o governo Ernesto Samper (1994-1998) também não duraram, pela crise política gerada com o envolvimento do narcotráfico na campanha presidencial e nos negócios do Estado. O mais importante processo aconteceu entre os anos 1998-2000, na gestão do presidente Andrés Pastrana, com a desmilitarização de cinco municípios que passaram ao controle político das FARC-EP e a realização das audiências públicas, acesso popular às discussões sobre os graves problemas v sociais do país. Este também foi o período de gestação do Plano Colômbia, sob a égide dos EUA. O sexto processo atualmente em curso iniciou-se em outubro de 2012. A política de paz do Estado colombiano se caracteriza pela intenção de desarmar a guerrilha camponesa em troca da reinserção dos guerrilheiros, impulsionar e ampliar a militarização e impor derrotas que reflitam nas mesas de negociações. O paramilitarismo participa desse processo como criatura do Estado levando o terror, em conjunto com as forças públicas. Ao contrário, as FARC-EP se comprometem com a paz como resultado de uma política de justiça social e democracia, defende uma pauta que contempla os interesses dos trabalhadores do campo e da cidade, indígenas e afrodescendentes. | - |
Descrição: dc.description | This research is focused on the FARC-EP - Revolutionary Armed Forces of Colombia - People's Army, Marxist guerrilla who persists in revolutionary way of armed struggle against the Colombian capitalist state. Founded in 1964, originates from the peasant self-defense guerrillas composed in the period known as "La violencia", shortly after Bogotazo in response to violent actions of the state. The search aims to highlight the nature of armed conflict from the positions of the guerrillas and the state in different processes of peace, taking into account the direct and active participation of businessmen, addressing the issue of antagonistic interests were reflected at the negotiating table and the different concepts of peace that interfere in the results of the processes to demonstrate and conclude that peace is possible in Colombia. The guerrilla participate in the five processes of peace efforts with the Colombian state. The first government of Belisario Betancurt (1982-1986), which allowed the construction of a political movement acting within the law, the Patriotic Union. The second, in the government of President Virgilio Barco (1986-1990), which gave a more transparent tone reducing the agenda the proposal of disarmament and reintegration. The third was short-lived, the government of Cesar Gaviria Trujillo (1990-1994) believed that the end of the socialist experiment leave the guerrilla demobilized and surrender of weapons, so it was the only one who admitted to negotiate with the Simon Bolivar Guerrilla Coordinator - CGSB, organization of Colombian guerrillas. The dialogues with the government Ernesto Samper (1994-1998) also did not last, the political crisis generated by the involvement of drug trafficking in the presidential campaign and in state business. The most important process took place between the years 1998-2000, in the management of President Andrés Pastrana, with the demilitarization of five municipalities that have passed the political control of the FARC-EP and the holding of public hearings, popular access to discussions on the serious social problems of the country. This was also the gestation period of Plan Colombia, vii under the aegis of the US. The fifth process currently underway began in October 2012. The peace policy of the Colombian state is characterized by the intention of disarming peasant guerrillas in exchange for the reintegration of fighters, boost and expand the militarization and impose losses that reflect the negotiating table. The paramilitaries participate in the process as state creature taking the terror, together with the public forces. Instead, the FARC-EP are committed to peace as a result of a policy of social justice and democracy, advocates an agenda that includes the interests of workers in the rural and urban, indigenous and African descent. | - |
Descrição: dc.description | 255 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | FARC-EP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política de paz do Estado colombiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paz com justiça social e democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflito social e armado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desarme e Reinserção dos guerrilheiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflito social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Justiça social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forças armadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guerrilheiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colômbia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social and armed conflict | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peace policy of the Colombian State | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peace with social justice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disarmament and reintegration of fighters | - |
Título: dc.title | FARC-EP: meio século de insurgência na Colômbia que faz é possível? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: