Estudo étnico-racial em sala de aula: um levantamento de disciplinas com recortes raciais nos cursos de Biblioteconomia das universidades públicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Bruno Mardson-
Autor(es): dc.creatorRocha, Thalia Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15347-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750289-
Descrição: dc.descriptionGT 1- Educação, política e sociedade Artigo Completo Para Comunicação Oral-
Descrição: dc.descriptionAnalisa as ementas disciplinares dos cursos de Biblioteconomia em Universidades Públicas, a fim de se verificar quais destes possuem disciplinas com temática étnico-racial. Apoia-se nos fundamentos do ensino da Biblioteconomia no Brasil e na importância social de discussões com recorte racial em ambiente acadêmico, destacando a importância na ministração de disciplinas com temáticas afrocentradas. Quanto ao procedimento operacional da pesquisa utilizada, é quantitativa de caráter descritivo, pois descreve a situação dos cursos de Biblioteconomia no Brasil através de um levantamento bibliográfico baseado em suas matrizes curriculares. Conclui-se que ainda são poucas as disciplinas oferecidas com o recorte étnico-racial, sendo que de um total de vinte e nove cursos avaliados, apenas três ofertam esse tipo de disciplina.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionAnalyzes the subjects of the courses of Librarianship in public universities, in order to verify which of them have disciplines with ethnic-racial subjects. It is based on the foundations of the teaching of Librarianship in Brazil and on the social importance of discussions with racial cut in academic environment, highlighting the importance in the administration of disciplines with African centered approaches. As for the operational procedure of the research used, it is quantitative in descriptive character, because it describes the situation of the courses of Librarianship in Brazil through a bibliographic survey based on their curricular matrices and it is concluded that there are still few disciplines offering ethnic- racial disciplines, and out of a total of twenty-nine courses evaluated, only three offer this type of discipline.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherN/A-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino étnico racial-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades Públicas-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectRaça-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarian-
Palavras-chave: dc.subjectEthnic racial-
Palavras-chave: dc.subjectPublic Universities.-
Título: dc.titleEstudo étnico-racial em sala de aula: um levantamento de disciplinas com recortes raciais nos cursos de Biblioteconomia das universidades públicas-
Título: dc.titleEthnic-racial study in a classroom-
Tipo de arquivo: dc.typeAnais de Evento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.