A imagem do cinema japonês : política e ética do olhar e do corpo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:25314718715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4-
Autor(es): dc.contributorSilva, Denilson Lopes-
Autor(es): dc.contributorCPF:83324511622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9933539110710810-
Autor(es): dc.contributorGreiner, Christine-
Autor(es): dc.contributorCPF:83317622922-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8331762292364125-
Autor(es): dc.creatorKunigam, André Keiji-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750286-
Descrição: dc.descriptionStarting from one of the most imperative among the signifiers of the so-called contemporary globalization the identity this dissertation has as its initial aim an investigation of the ties that made possible the bonding between individuals, their bodies and their nation-states, through modernity and its great vision machine, the cinema. Tha Japanese cinema emerged as one of the most privileged objects of investigation of these bonds for being one of the most canonized and commented national cinematographies, always regarded as extremely particular and distinct. Considering the basic notion that identity and difference are highly political and interdependent productions, propiciated by the various modes of subjectivation of the modern power, we unveiled firstly the historical constitution of the object Japanese cinema as an interiority of culture and tradition, and, subsequently, we looked at the politization of life and body in an aesthetics of biopower. However, eventually, we also managed to reach possible ways of resistence through image, with the film Ichi, the Killer (Koroshiya Ichi, 2001), by Takashi Miike. In four chapters, which undertook a wide historical and conceptual journey, we displayed the convergence of ethics, aesthetics and politics in Japanese cinema: from the biopolitical productions of an identity to the resistent aesthetics of a contemporary cinema. Finally, the dissertation attempted to shed light upon the passage of a cinema of the pedagogy of the look and the body image as representation and body as continent of a transcendent truth to another one, sensuous and destructurating image as presentation and body as immanent affective matter.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionPartindo de um dos mais imperativos significantes da chamada globalização contemporânea a identidade esta dissertação tem como objetivo inicial uma investigação das amarras que possibilitaram a vinculação entre indivíduos, seus corpos e seus Estados-nação, através da modernidade e sua grande máquina de visão, o cinema. O cinema japonês emergiu como um dos mais privilegiados objetos de investigação desses liames, por se tratar de uma das mais canonizadas e comentadas cinematografias nacionais, sempre tida como extremamente particular e distinta. A partir da básica noção de que identidade e diferença são produções eminentemente políticas e interdependentes, propiciadas pelos diversos modos de subjetivação do poder moderno, tratamos primeiramente de desvelar a constituição histórica do objeto cinema japonês como uma interioridade de cultura e tradição, e, posteriormente, atentamos para a politização da vida e dos corpos em uma estética do biopoder. Entretanto, ao final, também pudemos chegar às possíveis formas de resistência através da imagem, com o filme Ichi, o Assassino (Koroshiya Ichi, 2001), de Takashi Miike. Em quatro capítulos, que fazem um amplo percurso histórico e conceitual, mostrou-se a convergência de ética, estética e política no cinema japonês: desde as produções biopolíticas de uma identidade até a estética resistente de um cinema contemporâneo. Dessa forma, a dissertação tentou iluminar a passagem de um cinema da pedagogia do olhar e do corpo imagem como representação e corpo como continente de uma verdade transcendente para um outro, sensório e desestruturante imagem como apresentação e corpo como matéria afetiva imanente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade nacional-
Palavras-chave: dc.subjectBiopolítica-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectNational Identity-
Palavras-chave: dc.subjectBiopolitics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA-
Título: dc.titleA imagem do cinema japonês : política e ética do olhar e do corpo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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