Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, Marisol Barenco de | - |
Autor(es): dc.contributor | Petry, Hélène Cécile | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Júlia Schmidt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9834 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750275 | - |
Descrição: dc.description | A partir de inquietações que acompanharam minha trajetória estudantil no ensino superior, busquei investigar criticamente as relações que se estabelecem entre as teorias tidas como ideais e as práticas docente no Curso de Ciências Sociais. Para a investigação dessas relações, realizei um estudo de caso através de uma consulta aos estudantes do curso. Parti da hipótese de que as metodologias aplicadas em sala de aula pela maioria dos professores não são condizentes com as que teorias que são exaltadas por eles como ideais. De uma forma geral, os estudantes perceberam que a maioria dos professores ensina teorias que não se vê aplicadas à própria atuação, apresentaram referências negativas em relação à educação tradicional e demonstraram preferência por métodos alternativos com os quais tiveram contato ao longo do seu curso. Por tudo isso, confirmam a minha hipótese. Demonstrando a necessidade de viabilização de novas formas de ensinar que satisfaçam alunos e professores | - |
Descrição: dc.description | From concerns that followed all my student career in higher education, I sought to critically investigate the relationships established between the theories taken as ideals by instructors and their teaching practices in the Course of Social Sciences. For the investigation of these relationships, we conducted a case study throughout consultation with students themselves. From the basis hypothesis that the methodologies applied in the classroom (by most teachers) are not consistent with those theories that are exalted by them as ideal. In general, students pointed out that most teachers teach those ideal theories without being able to apply them themselves. Also, the students revealed negative feelings towards the “traditional” education method, and showed a preference for a “alternative” method with which they had contact along their course. Ultimatly, they confirm my hypothesis by demonstrating the need for enabling new ways of teaching for both enrichment | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação teoria e prática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método tradicional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método alternativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relationship between theory and practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traditional method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alternative method | - |
Título: dc.title | Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: