Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco de-
Autor(es): dc.contributorPetry, Hélène Cécile-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.creatorLeal, Júlia Schmidt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750275-
Descrição: dc.descriptionA partir de inquietações que acompanharam minha trajetória estudantil no ensino superior, busquei investigar criticamente as relações que se estabelecem entre as teorias tidas como ideais e as práticas docente no Curso de Ciências Sociais. Para a investigação dessas relações, realizei um estudo de caso através de uma consulta aos estudantes do curso. Parti da hipótese de que as metodologias aplicadas em sala de aula pela maioria dos professores não são condizentes com as que teorias que são exaltadas por eles como ideais. De uma forma geral, os estudantes perceberam que a maioria dos professores ensina teorias que não se vê aplicadas à própria atuação, apresentaram referências negativas em relação à educação tradicional e demonstraram preferência por métodos alternativos com os quais tiveram contato ao longo do seu curso. Por tudo isso, confirmam a minha hipótese. Demonstrando a necessidade de viabilização de novas formas de ensinar que satisfaçam alunos e professores-
Descrição: dc.descriptionFrom concerns that followed all my student career in higher education, I sought to critically investigate the relationships established between the theories taken as ideals by instructors and their teaching practices in the Course of Social Sciences. For the investigation of these relationships, we conducted a case study throughout consultation with students themselves. From the basis hypothesis that the methodologies applied in the classroom (by most teachers) are not consistent with those theories that are exalted by them as ideal. In general, students pointed out that most teachers teach those ideal theories without being able to apply them themselves. Also, the students revealed negative feelings towards the “traditional” education method, and showed a preference for a “alternative” method with which they had contact along their course. Ultimatly, they confirm my hypothesis by demonstrating the need for enabling new ways of teaching for both enrichment-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRelação teoria e prática-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo tradicional-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo alternativo-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectCiências sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Sciences-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching methodology-
Palavras-chave: dc.subjectRelationship between theory and practice-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Palavras-chave: dc.subjectTraditional method-
Palavras-chave: dc.subjectAlternative method-
Título: dc.titleDiscursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.