Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJulião, Elionaldo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Janaina de Fátima Silva-
Autor(es): dc.contributorSilva, Dario de Sousa e-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7642131207138704-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8517681757007026-
Autor(es): dc.creatorGodoi, Renan Saldanha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15371-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750271-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho, de natureza eminentemente qualitativa, objetiva compreender e problematizar experiências de escolarização de jovens do sistema socioeducativo, especialmente aqueles que cumpriram medida em meio aberto de Liberdade Assistida, sendo acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). Para tanto, tornou-se necessário problematizar aspectos histórico-conceituais presentes na legislação de atendimento a crianças e adolescentes no Brasil, bem como o ordenamento legal vigente, sob a perspectiva da proteção integral consagrada pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Da mesma forma, analisou-se o atual quadro da juventude brasileira, apresentando sua condição de vulnerabilidade e exposição à violência emergente deste contexto. Debruçado sobre a perspectiva teórico-metodológica da sociologia à escala individual, foi realizado estudo biográfico sobre as trajetórias de três jovens, por meio dos quais foi possível identificar os dilemas e contradições que persistem na política socioeducativa brasileira, a experiência de violência vivenciada pelos jovens e o descompasso entre a escola e suas vivências familiares e comunitárias, que se manifesta em desinteresse, indisciplina e na ausência de perspectiva do espaço escolar enquanto partícipe do Sistema de Garantia de Direitos-
Descrição: dc.descriptionThe present study, which is of an eminently qualitative nature, aims to understand and problematize experiences of schooling of young people from the socio-educational system, especially those that have complied with the probation measure. They are accompanied by the Reference Center for Social Work (CREAS). It became necessary to problematize the historical and conceptual aspects present in the legislation for the care of children and adolescents in Brazil, as well as the current legal order system, under the perspective of the integral protection enshrined in the Brazilian Constitution and the the Statute of the Child and Adolescent (ECA). Likewise, we analyzed the current situation of Brazilian youth, presenting their condition of vulnerability and exposure to emerging violence in this context. A biographical study on the trajectories of three young people was carried out, focusing on the theoretical-methodological perspective of sociology at the individual level, through which it was possible to identify the dilemmas and contradictions that persist in Brazilian socio-educational policy, the experience of violence experienced by young people and the mismatch between the school and its family and community experiences, which manifests itself in disinterest, indiscipline and lack of perspective of the school as a participant in the system of guarantee of rights-
Descrição: dc.description146 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSistema socioeducativo-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade Assistida-
Palavras-chave: dc.subjectSócioeducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolarização-
Palavras-chave: dc.subjectSócio-educational system-
Palavras-chave: dc.subjectProbation-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-education-
Palavras-chave: dc.subjectSchooling-
Título: dc.titlePara além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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