Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Julião, Elionaldo Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Carrano, Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Abdalla, Janaina de Fátima Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Dario de Sousa e | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Margareth Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7642131207138704 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8517681757007026 | - |
Autor(es): dc.creator | Godoi, Renan Saldanha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15371 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750271 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho, de natureza eminentemente qualitativa, objetiva compreender e problematizar experiências de escolarização de jovens do sistema socioeducativo, especialmente aqueles que cumpriram medida em meio aberto de Liberdade Assistida, sendo acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). Para tanto, tornou-se necessário problematizar aspectos histórico-conceituais presentes na legislação de atendimento a crianças e adolescentes no Brasil, bem como o ordenamento legal vigente, sob a perspectiva da proteção integral consagrada pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Da mesma forma, analisou-se o atual quadro da juventude brasileira, apresentando sua condição de vulnerabilidade e exposição à violência emergente deste contexto. Debruçado sobre a perspectiva teórico-metodológica da sociologia à escala individual, foi realizado estudo biográfico sobre as trajetórias de três jovens, por meio dos quais foi possível identificar os dilemas e contradições que persistem na política socioeducativa brasileira, a experiência de violência vivenciada pelos jovens e o descompasso entre a escola e suas vivências familiares e comunitárias, que se manifesta em desinteresse, indisciplina e na ausência de perspectiva do espaço escolar enquanto partícipe do Sistema de Garantia de Direitos | - |
Descrição: dc.description | The present study, which is of an eminently qualitative nature, aims to understand and problematize experiences of schooling of young people from the socio-educational system, especially those that have complied with the probation measure. They are accompanied by the Reference Center for Social Work (CREAS). It became necessary to problematize the historical and conceptual aspects present in the legislation for the care of children and adolescents in Brazil, as well as the current legal order system, under the perspective of the integral protection enshrined in the Brazilian Constitution and the the Statute of the Child and Adolescent (ECA). Likewise, we analyzed the current situation of Brazilian youth, presenting their condition of vulnerability and exposure to emerging violence in this context. A biographical study on the trajectories of three young people was carried out, focusing on the theoretical-methodological perspective of sociology at the individual level, through which it was possible to identify the dilemmas and contradictions that persist in Brazilian socio-educational policy, the experience of violence experienced by young people and the mismatch between the school and its family and community experiences, which manifests itself in disinterest, indiscipline and lack of perspective of the school as a participant in the system of guarantee of rights | - |
Descrição: dc.description | 146 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema socioeducativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade Assistida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sócioeducação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sócio-educational system | - |
Palavras-chave: dc.subject | Probation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schooling | - |
Título: dc.title | Para além dos muros da escola: percursos biográficos e trajetórias escolares de jovens do sistema sócioeducativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: