Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Stella Regina Reis da | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristina Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Nepomuceno, Lívia Dias de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Augusto da Cunha | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Vanessa Regina de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12775 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.07698113701 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750258 | - |
Descrição: dc.description | A educação corporativa no Brasil, com esta nova nomenclatura, deu-se principalmente a partir de 1990, quando os treinamentos das organizações passaram a envolver todos os seus integrantes. O novo enfoque, pautado no desenvolvimento de competências alinhadas aos objetivos estratégicos da organização, enfatiza o papel do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento de competências humanas e organizacionais. Como importante e crescente tendência da educação corporativa, tanto em organizações privadas quanto em organizações públicas, destaca-se a educação à distância, demonstrando que as organizações estão reinventando atividades de educação para seus funcionários/servidores, através de uma concepção de educação como processo permanente, possibilitando diferentes atividades educacionais e a ampliação e democratização das atividades de desenvolvimento pessoal e organizacional. Diante disso, este trabalho teve como objetivo propor ações para a implantação de um modelo de educação a distância na educação corporativa da instituição pesquisada, considerando o interesse dos servidores e gestores, assim como a viabilidade da infraestrutura existente. Para alcançar o referido objetivo, adotou-se, como metodologia, o estudo exploratório, com investigação bibliográfica e documental e o estudo de caso, com a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas a diversos servidores e gestores da instituição. Os resultados demonstraram que a instituição caminha para a utilização da educação a distância. Os servidores e gestores se mostraram favoráveis à utilização da modalidade a serviço da educação corporativa. Porém, há de se considerar alguns aspectos relevantes para uma implantação satisfatória, como, por exemplo, a questão orçamentária e os recursos humanos disponíveis. A pesquisa se encerra com a proposição de ações para implantação, considerando as necessidades levantadas pelo público pesquisado. | - |
Descrição: dc.description | Corporate education in Brazil, with this new nomenclature, came mainly from 1990, when the training of organizations began to involve all its members. The new approach, based on the development of competencies aligned with the strategic objectives of the organization, emphasizes the role of knowledge, learning and the development of human and organizational competences. As an important and growing trend of corporate education, both in private organizations and in public organizations, it stands out the distance education, demonstrating that organizations are reinventing education activities for their employees / servants, through a conception of education as a permanent process, enabling different educational activities and the expansion and democratization of personal and organizational development activities. The objective of this work was to propose actions for the implementation of a distance education model in the corporate education of the research institution, considering the interest of the employees and managers, as well as the viability of the existing infrastructure. In order to reach this objective, the exploratory study was carried out, with bibliographical and documentary research and the case study, with the application of questionnaires and semi-structured interviews to several servers and managers of the institution. The results showed that the institution is moving towards the use of distance education. The servers and managers were favorable to the use of the modality in the service of corporate education. However, some aspects that are relevant to a satisfactory implementation, such as the budget issue and available human resources, have to be considered. The research concludes with the proposition of actions for implantation, considering the needs raised by the researched public. | - |
Descrição: dc.description | 109 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação corporativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão por competências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação corporativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corporate education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competency management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizational learning | - |
Título: dc.title | Proposta de ações para a implantação de um modelo de educação corporativa e educação a distância em uma instituição federal de ensino. | - |
Título: dc.title | Proposed actions for the implementation of a model of corporate education and distance education in a federal institution of teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: