
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Stella Regina Reis da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Salles, Mara Telles | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristina Gomes de | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Fabio Banzato de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4337 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750257 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo adota uma estrutura metodológica baseada em etapas distintas e distribuídas em duas vertentes: uma teórica e outra empírica, que se inter-relacionam para alcançar os objetivos propostos. A teoria está fundamentada por meio de uma revisão bibliográfica, identificando conceitos e contextualização histórica dos temas: gestão de processos de negócio e sustentabilidade corporativa; e a empírica está fundamentada na investigação do processo de certificação da gestão ambiental (ISO 14001), de uma instituição pública na área de saúde e tecnologia. Como resultado dessas análises, está sendo proposto um modelo de gestão utilizando-se das conjunturas de: recursos humanos, técnicos, culturais, estratégicos, de relacionamento e metodológico, confrontados com os fatores críticos de sustentabilidade, usando o ciclo BPM – Business Process Management - como o caminho para o atendimento das exigências da sustentabilidade. Busca-se com este estudo a contribuição, a formulação e implantação de estratégias organizacionais em seu planejamento, bem com a contribuição para o aumento do nível de conhecimento dos conceitos e práticas de “BPM verde”. Por fim, recomenda-se que este modelo seja mais explorado pelas organizações para que futuramente possa subsidiar estudos mais aprofundados na área acadêmica. | - |
| Descrição: dc.description | The presented study adopts a methodological structure based on different stages and divided into two parts: a theoretical and other empirical, that interrelate to achieve the proposed goals. The theory is supported by a bibliographic review, identifying concepts and historical contextualization of the themes: management of business processes and corporate sustainability; and empirical research is based on the certification of environmental management process (ISO 14001), a public institution in the field of health and technology. As a result of this analysis, it is proposed a management model using the junctures of: human resources, technical, cultural, strategical, relational and methodological, faced with the critical factors of sustainability, using the BPM cycle - Business Process Management - as the way to meet the requirements of sustainability. Seeking with this study the contribution, the formulation and implementation of organizational strategies in their planning, as well as the contribution to the increase in the level of knowledge of concepts and practices of "green BPM". Finally, it is recommended that this model be further explored by the organizations that can subsidize further studies in the academic area. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
| Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de processos de negócio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | BPM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade corporativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Green BPM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de processos de negócio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Management of business processes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corporative sustainability | - |
| Título: dc.title | Proposta de modelo de gestão de processos sistematizados com ênfase na sustentabilidade corporativa estudo de caso: instituição pública na área de saúde e tecnologia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: