Um cinema de pessoa física: a figura do “realizador integral” nas políticas de fomento ao documentário na última década na Argentina

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmancio, Antonio Carlos-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Karla-
Autor(es): dc.contributorAutran, Arthur-
Autor(es): dc.creatorWainmayer, Marcel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21853-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750252-
Descrição: dc.descriptionEntre os anos de 2007 e 2015 a produção de documentários na Argentina atingiu o maior volume e diversidade da sua história. Esse crescimento se deve à criação de um edital específico para obras de baixo orçamento em formato digital, que estabeleceu a figura do “realizador integral” nas políticas de fomento do Instituto de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA). Os diretores, como pessoas físicas, foram habilitados a receber diretamente o apoio financeiro, sem necessidade de intermediação de uma empresa produtora ou pessoa jurídica. Em boa parte, essas medidas foram produto da pressão de grupos e associações de documentaristas e outros setores políticos surgidos ao calor da crise de dezembro de 2001, que reclamavam por uma democratização do acesso aos recursos. Este trabalho se propõe apresentar uma primeira avaliação sobre essa política de fomento, e analisar as possibilidades de um cinema artesanal contra o pensamento industrial que tem dominado as políticas de fomento tanto na Argentina como no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionBetween 2007 and 2015, the production of documentaries in Argentina reached the greatest number and diversity in history. This growth was due to the creation of a call for bids specifically for low budget works in digital formats, which established the figure of "integral director" in the development policies of the Instituto de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA). Directors, as individuals, could receive financial support directly, without the need for a production company or legal entity as intermediary. To a large extent, these measures were the result of pressure from the groups and associations of documentary filmmakers and other political sectors that emerged in the heat of the December 2001 crisis, calling for the democratization of access to resources. This work aims to present an initial evaluation of this development policy, and analyse the possibilities of artisanal cinema, against the industrial thinking that has dominated development policies both in Argentina and in Brazil.-
Descrição: dc.description111f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFomento audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário-
Palavras-chave: dc.subjectBaixo orçamento-
Palavras-chave: dc.subjectCinema artesanal-
Palavras-chave: dc.subjectCinemas menores-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário (Cinema)-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual development-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentary-
Palavras-chave: dc.subjectLow budge-
Palavras-chave: dc.subjectArtisanal cinema-
Palavras-chave: dc.subjectSmaller cinemas-
Título: dc.titleUm cinema de pessoa física: a figura do “realizador integral” nas políticas de fomento ao documentário na última década na Argentina-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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