A educação de axé e o curso de teologia de umbanda EAD: onde tocam os tambores?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantiago, Mylene Cristina-
Autor(es): dc.contributorFranco, Marco Antônio Melo-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Lidiane da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27958-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750248-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho convida à autopercepção, enquanto sujeitos historicamente situados, iniciando-se pela escrita autobiográfica, em forma de memorial. Deste modo, revela o trânsito da pesquisa, as descobertas e o encontro do eu-midiatizado com o eu- pesquisador; da universidade com seu entorno; do cyberespaço com o terreiro; e de uma epistemologia tradicional com o giro epistemológico decolonial. Num segundo momento, esboça-se uma demarcação sobre as diferentes linhagens de Umbanda, aproximando-as à algumas vertentes, demarcadas nos Congressos de Umbanda (I e II). Num terceiro momento, coloca-se o debate sobre o papel da memória e da experiência, na formação de uma cultura terreirizada. Assim, apresenta-se uma visão do que significa a auto-inscrição numa comunidade de terreiro, através de nuances desta cultura e, seu vínculo na formação de uma Educação de Axé. Por fim, utilizam- se estas referências para relacionar questões entre o Curso de Teologia de Umbanda – TU – A Jornada 2020, da Umbanda EAD e a Educação de Axé.-
Descrição: dc.descriptionThis work invites self-perception, as historically situated subjects, starting with autobiographical writing, in the form of a memorial. In this way, it reveals the transit of research, the discoveries and the encounter of the mediatized self with the self- researcher; the university with its surroundings; cyberspace with the terreiro; and a traditional epistemology with the decolonial epistemological turn. In a second step, a demarcation of the different lines of Umbanda is outlined, bringing them closer to some aspects, demarcated in the Congresses of Umbanda (I and II). In a third moment, there is a debate about the role of memory and experience, in the formation of a terreirized culture. Thus, it presents a vision of what self-inscription in a terreiro community means, through the nuances of this culture and its link in the formation of an Axé Education. Finally, these references are used to relate issues between Umbanda's Theology Course - TU – The Journey 2020, from Umbanda EAD and Axé Education.-
Descrição: dc.description172 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectUmbanda-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Axé-
Palavras-chave: dc.subjectCybercultura-
Palavras-chave: dc.subjectMemorial-
Palavras-chave: dc.subjectAutonetnografia-
Palavras-chave: dc.subjectAuto-inscrição-
Palavras-chave: dc.subjectUmbanda-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino religioso-
Palavras-chave: dc.subjectCiberespaço-
Palavras-chave: dc.subjectUmbanda-
Palavras-chave: dc.subjectAxé Education-
Palavras-chave: dc.subjectCyberculture-
Palavras-chave: dc.subjectMemorial-
Palavras-chave: dc.subjectAutonetnography-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-Inscription-
Título: dc.titleA educação de axé e o curso de teologia de umbanda EAD: onde tocam os tambores?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.