A importância do planejamento estratégico para o crescimento das micro e pequenas empresas no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Francisco José Batista de-
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorLeão, Mauricio de Souza-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Pamella Barbosa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25161-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750242-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo visa analisar o quanto o planejamento estratégico é utilizado em micro e pequenas empresas e como esses empreendedores lidam com esse assunto, tendo como objetivo mostrar tanto a importância, quanto os benefícios que a utilização dessa ferramenta pode trazer para esses negócios, apontando também os danos que a falta da aplicação da mesma pode causar. A pesquisa foi realizada por meio de estudos bibliográficos e de campo onde, para a realização deste último, contou-se com a colaboração de mulheres empreendedoras do Coletivo Colmeia, integrantes do projeto Escolas de Startups de Maricá, realizado pela UFF em parceria com a Codemar e a FEC. A fim de obter dados a respeito do assunto, utilizou-se de questionários, levantamento de dados, mapeamentos de competências e vídeos. Após a análise dos dados obtidos, conclui-se que, entre diversos fatores, havia a necessidade de adaptar as etapas do Planejamento Estratégico à realidade dos pequenos empresários, visto que os mesmos possuem diversas limitações. Como resultado, elaborou-se um plano de negócios simplificado, que pudesse ser utilizado e compreendido facilmente, possibilitando e facilitando assim, a utilização do planejamento estratégico pelos micro e pequenos empresários, aumentando as possiblidades dos mesmos crescerem e se desenvolverem no mundo dos negócios.-
Descrição: dc.description74 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento Estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectMicro e pequenas empresas-
Palavras-chave: dc.subjectMicroempresa-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Título: dc.titleA importância do planejamento estratégico para o crescimento das micro e pequenas empresas no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.