O ensino da gestão do sistema de saúde: avaliação de estudantes de enfermagem e medicina

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTavares, Claudia Mara de Melo-
Autor(es): dc.contributorLeite, Maria Madalena Januário-
Autor(es): dc.contributorMourão, Lucia Cardoso-
Autor(es): dc.creatorCelento, Denise Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1030-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750223-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento desta pesquisa focaliza as questões relacionadas ao ensino da gestão do sistema de saúde, mais especificamente, no que refere à relevância da temática na formação dos profissionais de enfermagem e Medicina. O estudo tem como objetivos analisar as experiências dos estudantes dos cursos focalizados, com o ensino de gestão do sistema de saúde; identificar o nível de desenvolvimento do ensino da gestão do sistema de saúde nestes cursos e propor para o processo de mudanças no seu respectivo ensino, quanto à gestão do sistema de saúde, na perspectiva da autogestão. A fundamentação na Análise Institucional como marco teórico-metodológico, busca articular um instrumental de análise e intervenção em instituições, com objetivo de potencializar grupos e comunidades para processos de mudanças. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo exploratório de campo, com a participação de 24 sujeitos, assim distribuídos: 12 estudantes do curso de Enfermagem e 12 de Medicina de uma universidade do interior do Rio de Janeiro. A coleta de dados adotada se deu por meio de entrevista em grupo focal. A análise e interpretação dos dados foram subsidiadas pela técnica de análise do discurso. Os resultados destacam que os estudantes avaliam entre os aspectos fundamentais para a sua formação, a diversificação dos cenários de ensino e aprendizado e das práticas de saúde; desenvolvimento do conceito ampliado de saúde e a integração numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, novas possibilidades de desenvolvimento de práticas educativas mais participativas devem ser adotadas, sendo fundamental a vontade e articulação das instituições formadoras, serviços de saúde, comunidade e diversos setores da sociedade civil, em conjunto com compromisso dos docentes para implementar a transformação, com o fim de possibilitar a participação de todos os envolvidos no processo de autogestão-
Descrição: dc.descriptionThe development of this research focuses the questions about the teacher of management of health system, specifically in relation the thematic relevance at formation professionals in nursing and medicine. The knowledge has with objectives analyze the experience of students in the course focuses with the management of health system; recognize the level of development at the management of health system in nursing and medicine curses and propose for the change process in your respective teaching about the management health system from the perspective of self-management. The foundation in institutional analysis how mark theoretical -methodological , search articulate a analyses instrumental and intervention in institutions, with the objective to potentiate the groups and communities for the change process. It´s a research of qualitative nature and exploratory character decrypted in field, with participation of 24 subjects, 12 students of medicine and 12 students of nursing at the university in country of Rio de Janeiro. The data collection adopted was made with a interview in a focal group. Analysis and interpretation of data are being subsidized by the technique of discourse analysis. The results show that the students assess between fundamental aspects for your formation, the diversification of teaching and learning scenarios and health practices; development of the expanded concept of health and wholeness from an interdisciplinary perspective. Accordingly, new possibilities for developing more participatory educational practices should be adopted will be fundamental and articulation of educational institutions, health services, community and various sectors of civil society, together with the commitment of teachers to implement the transformation, in order to enable participation of all involved in the process of self-management-
Descrição: dc.description143 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação médica-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de serviços de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação médica-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de serviços de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectNursing education-
Palavras-chave: dc.subjectMedical education-
Palavras-chave: dc.subjectHealth service administration-
Título: dc.titleO ensino da gestão do sistema de saúde: avaliação de estudantes de enfermagem e medicina-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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