Burocracia e relações de poder na escola: um estudo de caso sobre a relação entre uma escola estadual no município de Campos dos Goytacazes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Flávia Mendes-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Raquel Brum Fernandes da-
Autor(es): dc.contributorAndré, Philipe Braga-
Autor(es): dc.creatorLage, Gabriel Roza e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13396-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750216-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho foi desenvolvido enquanto uma pesquisa exploratória que foi realizada em uma escola da rede estadual de educação do Estado do Rio de Janeiro localizada no município de Campos dos Goytacazes. Esse trabalho, tem por objetivo apresentar como Poder e Burocracia atuam no contexto escolar. Para isso, utilizando os métodos de observação participante, entrevista e analise bibliográfica, o presente trabalho buscou identificar como os funcionarios da escola analisada descreviam sua situação frente as exigências burocráticas da escola, a pesquisa identificou que as exigências estabelecidas pela Secretaria de Estado e de Educação, sem a contrapartida que seriam, um quadro de funcionarios completo, bons salários para os funcionarios e garantia de uma boa aposentadoria para o futuro fazem com que os funcionarios, se considerem desvalorizados e assim resistam as decisões vindas das hierarquias superiores da burocracia. Além disso, constatou-se que a falta de funcionarios responsáveis pela disciplina e controle de alunos na escola, faz com que funcionarios de outros setores acabem expandindo suas funções para controlar os alunos algo que acaba por não funcionar gerando conflitos na escola. Sendo uma pesquisa exploratória esse trabalho abre a possibilidade de aprofundamentos como a realização de uma pesquisa mais detalhada com funcionarios da Secretaria de Estado e Educação, visando identificar como esse descrevem as exigências feitas por professores das escolas, aprofundamento da pesquisa através de uma análise documental, buscando a as diversas portarias e decretos que estabelecem mudanças na educação bem como a expansão da pesquisa para outras escolas buscando verificar se as questões apresentadas na escola estudada se repetem em outras escolas-
Descrição: dc.descriptionThe present work was developed as an exploratory research that was carried out in a school of the state education network of the State of Rio de Janeiro located in the municipality of Campos dos Goytacazes. This work aims to present how power and Bureaucracy act in the school context. To do so, using the methods of participant observation, interview and bibliographic analysis, the present study sought to identify how the school officials analyzed their situation in relation to the bureaucratic demands of the school, the research identified that the requirements established by the State Secretariat and Education, without the counterpart they would be, a full staffing, good salaries for civil servants and a guarantee of a good retirement for the future cause them to function, if they consider themselves devalued and thus resist the decisions coming from the higher hierarchies of the bureaucracy . In addition, it was found that the lack of officials responsible for discipline and control of students in school, makes officials from other sectors end up expanding their functions to control students something that ends up not working generating conflicts in school. Being an exploratory research, this work opens up the possibility of further studies such as conducting a more detailed research with officials of the State Department and Education, in order to identify how these describe the demands made by school teachers, to deepen the research through a documentary analysis, looking for the various ordinances and decrees that establish changes in education, as well as the expansion of research to other schools, seeking to verify if the questions presented in the school studied are repeated in other schools-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPoder-
Palavras-chave: dc.subjectBurocracia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectPoder (Ciências sociais)-
Palavras-chave: dc.subjectControle social-
Palavras-chave: dc.subjectBurocracia-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPower-
Palavras-chave: dc.subjectBureaucracy-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Título: dc.titleBurocracia e relações de poder na escola: um estudo de caso sobre a relação entre uma escola estadual no município de Campos dos Goytacazes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.