Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Francine Helfreich Coutinho dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Adriana | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Rodrigo Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ney Luiz Teixeira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Adriana | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Isis Pontes Villa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:26:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:26:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10864 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750193 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo tem o objetivo de contribuir para debate acerca da implementação da política de assistência estudantil no Colégio Pedro II a partir do Decreto 7.234/10 (PNAES - Programa Nacional de Assistência Estudantil), no período de 2014 a 2017, buscando compreender o trabalho do assistente social inserido no campo da assistência estudantil para refletir sobre os limites e as possibilidades da prática profissional neste espaço sócio-ocupacional. O debate da assistência estudantil e as implicações do PNAES no trabalho do assistente social, encontram-se articulados numa totalidade. Desta forma, busca-se compreender os determinantes que conformam a política de educação no Brasil, principalmente no que se refere ao contexto do PNAES, em face à necessidade estrutural de expansão e de acumulação do capital nos marcos do capitalismo dependente. A partir da compreensão do padrão das políticas sociais brasileiras no contexto neoliberal, será possível apreender os aspectos contraditórios das demandas colocadas aos assistentes sociais que atuam no âmbito da assistência estudantil e assim refletir sobre os limites e possibilidades de intervenção profissional. | - |
Descrição: dc.description | The current study has the objective to offer contributions to the debate about the implementation of the student assistance policy in the Colegio Pedro II from the Decree 7.234/10 (Nacional Program of Student Assistance - NPSA), in the period from 2014 to 2017, to understand the work of the social assistants inserted in the scope of student assistance and reflect on the limits and possibilities of professional practice in this workplace. The debate of student assistance and the implications of the NPSA in the work of the social assistants are articulated in their entirety. In this way, it is sought to understand the determinants that make up the education policy in Brazil, especially regarding the context of the NPSA, in the face of the structural need for expansion and accumulation of capital within the framework of dependent capitalism. From understanding the pattern of brazilian social policies in the neoliberal context, it will be possible to understand the contradictory aspects of the demands placed on social assistants who work in the scope of student assistance and thus reflect on the limits and possibilities of professional intervention. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistente social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capitalismo dependente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social e desenvolvimento regional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social assistant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dependent capitalism | - |
Título: dc.title | O trabalho do assistente social no âmbito da assistência estudantil do Colégio Pedro II: limites e possibilidades de atuação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: