Ciência da computação desplugada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCafezeiro, Isabel Leite-
Autor(es): dc.contributorSevero, Fernando Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Cruz da-
Autor(es): dc.contributorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
Autor(es): dc.creatorManhães, Taiane da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5702-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750188-
Descrição: dc.descriptionMuitos locais têm acesso precário de infraestrutura, isto é, sem energia elétrica ou computadores disponíveis. Com base nessa informação, esse projeto tem os seguintes objetivos: 1. mostrar uma nova possibilidade de ensino da Ciência da Computação e 2. mostrar que essa proposta pode contribuir com o ensino nas escolas com carência de infraestrutura. Foi realizado um experimento com um grupo de 5 crianças, as quais deveriam fazer algumas atividades retiradas do livro Computer Science Unplugged, na versão em português. Essas atividades são baseadas em conceitos matemáticos e raciocínio lógico, que independem de recursos de hardware ou software. Como resultado, as crianças gostaram muito das atividades que envolviam números binários, mostrando que entenderam bem o conceito. E a atividade que eles menos gostaram foi a de compreensão de texto. Eles alegaram que ficaram confusos com o modo que o texto foi apresentado-
Descrição: dc.descriptionMany places have poor access to infrastructure, that is, without electricity or computers available. Based on this information, this project has the following objectives: 1. to show a new possibility of teaching of Computer Science and 2. to show that this proposal can contribute to teaching in schools with a lack of infrastructure. An experiment was carried out with a group of 5 children, who should do some activities taken from the book Computer Science Unplugged, in the Portuguese version. These activities are based on mathematical concepts and logical reasoning, which are independent of hardware or software resources. As a result, the children enjoyed the activities that involved binary numbers, showing that they understood the concept well. And the activity they least liked was that of text compression. They claimed they were confused by how the text was presented-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesplugada-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de computação-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio lógico-
Palavras-chave: dc.subjectComputer unplugged-
Palavras-chave: dc.subjectLogical reasoning-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleCiência da computação desplugada-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.