Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Cláudio Fernandes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Gisele Américo | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Pablo dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:25:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:25:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30294 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750143 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação intitulada “ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MESQUITA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO”, buscou compreender quais estratégias os professores desenvolveram durante o ensino remoto e quais suportes receberam para desenvolvê-las. Apresenta a história e experiências do pesquisador, além de recortes da trajetória da EJA, a escolha da escola para a pesquisa, a justificativa, os objetivos e a metodologia com uso da Análise Textual Discursiva ATD. Em seguida, apresenta a revisão bibliográfica e o referencial teórico que apontaram uma carência de pesquisas em educação matemática na EJA, na Baixada Fluminense, no ensino remoto. Analisa as categorias que emergiram das entrevistas narrativas dos professores do Colégio Estadual Brasil: Identidade docente, Precariedade do trabalho docente, Ensino de matemática na EJA, e a EJA na pandemia – Ensino remoto. Dentre os resultados, a compreensão das dificuldades dos professores diante da pouca participação dos estudantes, por conta especialmente da falta de conectividade. As principais estratégias utilizadas pelos docentes foram os recursos digitais disponibilizados pela SEEDUCRJ: Google Meet, Classroom, YouTube, google formulários e o Applique-se. Os professores receberam algum auxílio tecnológico como suporte. As considerações finais trazem contribuições da pesquisa, bem como propostas para novas pesquisas. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This dissertation entitled “STRATEGIES OF MATHEMATICS TEACHERS IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN A STATE SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF MESQUITA IN THE CONTEXT OF REMOTE TEACHING”, sought to understand which strategies teachers developed during remote teaching and what supports they acquired to develop them. them. Chapter 1 presents the researcher's history and experiences, as well as excerpts from the trajectory of EJA, the choice of school for the research, the justification, objectives and methodology using the ATD Discursive Textual Analysis. Chapter 2 presents a bibliographic review and the theoretical framework that pointed to a lack of research in mathematics education in EJA in Baixada Fluminense, in remote teaching. Chapter 3 analyzes the categories that emerged from the narrative interviews of the teachers at Colégio Estadual Brasil: Teaching identity, Precariousness of teaching work, Mathematics teaching in EJA, EJA in the pandemic – Remote teaching and it was understood, in addition to the difficulties of teachers in the face of the little participation of the students, due to the lack of connectivity, that the possible strategies were based on the digital resources available SEEDUCRJ: Google Meet, Classroom, YouTube, google forms and Appliquese. Teachers received technological assistance as support. The final considerations brought contributions that the research brought, as well as paths for further research. | - |
Descrição: dc.description | 134 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias Curriculares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and Adult Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum Strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remote teaching | - |
Título: dc.title | Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: