Oficina de Estimulação cognitiva para idosos mais idosos: estudo longitudinal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantana, Rosimere Ferreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7325445135879520-
Autor(es): dc.contributorCortez, Elaine Antunes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1511399937909608-
Autor(es): dc.contributorBitencourt, Graziele Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1696045802676129-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Elisa Monteiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0454873405298375-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3824042721744088-
Autor(es): dc.creatorCavalcanti, Thayná Victorio Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750126-
Descrição: dc.descriptionCom a proposta de estimular o idoso à realização de atividades voltadas para a memória e exercícios das funções cognitivas. Apresenta como pergunta central: Há benefícios na manutenção da capacidade funcional para os idosos de oitenta anos ou mais ao participar de uma oficina de estimulação cognitiva? Para respondê-la, delineou os seguintes objetivos: analisar o desempenho nos testes de avaliação da capacidade funcional dos idosos de oitenta anos ou mais participantes das oficinas de estimulação cognitiva; descrever as atividades propostas nas oficinas de estimulação cognitiva para idosos com 80 anos ou mais; acompanhar o desempenho nos testes de avaliação da capacidade funcional longitudinalmente nos idosos participantes das oficinas de estimulação cognitiva. Para tanto, utilizou-se abordagem quantitativa do tipo antes e depois das oficinas. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados, os testes de rastreio: Mini-exame do estado mental, Teste do relógio, evocação de palavras e escala de depressão geriátrica. O período de coleta de dados foi de 2014 a 2016. Como critérios de inclusão: idosos com 80 anos ou mais (independente da pontuação nos testes); idosos que tinham as duas observações de cada escore, inicial e final. Após as exclusões, a amostra final tinha 15 idosos. Como critérios de Exclusão, idosos com pontuação no EDG compatível com queixa de humor, acima de 7; e idosos com diagnóstico médico de demência. As oficinas aconteceram uma vez por semana, durante 1 hora. Como critério de descontinuidade foi utilizado a ausência em três aulas. Resultados: A pesquisa teve 2 anos e 6 meses de duração. Dividas em dois períodos: de março a julho e de agosto a dezembro, fazendo teste de rastreio entre uma oficina e outra. Ocorreram no total 5 oficinas e 5 testes de rastreio. As oficinas tiveram uma média de 9 idosos por período. A maior procura foi no ano de 2016, com 24 idosos no ano, 11 idosos no primeiro período e 13 idosos no segundo período. No ano de 2015, houve uma procura de 18 idosos no ano, sendo 8 idosos no primeiro período, e 10 idosos, no segundo semestre. Em 2014, a procura pelas oficinas foi restrita devido a greve nas Universidades Federais, o que afastou os idosos das atividades. Em todos os testes há frequência de casos que pioraram o escore. A média da diferença entre o escore final e inicial não chega a 1 ponto, para nenhum dos testes. A média da diferença do teste do relógio é negativa. A mediana da diferença entre os escores iniciais e finais é igual a 0 para os testes MEEM, EDG, LAWTON, Relógio; e igual a 1,0 ponto para o teste EVP. Cumpriu-se os objetivos do estudo. Verificou-se melhora descritiva nos testes de rastreio. Entretanto, pela limitação amostral, essa melhora não foi refletida na análise inferencial. A continuidade do estudo faz-se necessária para o entendimento das oficinas como estratégia de estimulação cognitiva-
Descrição: dc.descriptionWorkshops, with the proposal to stimulate the elderly to perform activities focused on memory and exercises of cognitive functions. It presents as a central question: Are there benefits in maintaining functional capacity for the elderly of eighty years minimum while performing a cognitive stimulation workshop? To answer this, the following objectives were outlined: to analyze the performance in the functional capacity evaluation tests of the elderly attending the workshops of cognitive stimulation; To describe the activities proposed in cognitive stimulation workshops for the 80 year minimum elderly; To monitor performances in functional capacity assessment tests longitudinally in elderly participants in the workshops. For that, a quantitative approach was used before and after the workshops. The following tests were used as instruments of data collection: Mini-examination of the mental state, Test of the clock, evocation of words and scale of geriatric depression. The data collection period was from 2014 to 2016. As inclusion criteria: the elderly with 80 years or more (regardless of the test score); Elderly who had the two observations of each score, initial and final. After the exclusions, the final sample had 15 elderly. As exclusion criteria: elderly with EDG score compatible with mood complaint, above 7; And elderly with medical diagnosis of dementia. The workshops were held once a week for 1 hour. As a criterion of discontinuity: absence in three classes. Results: The research lasted for 2 years and 6 months divided into two periods: from March to July and from August to December, with a screening test done between one workshop and another. There were a total of 5 workshops and 5 screening tests. The workshops had an average of 9 seniors per period. The greatest demand occured in the year 2016: 24 elderly people during this year, 11 elderly during the first period and 13 elderly during the second period. In the year 2015, there were 18 elderly people in the year, 8 elderly in the first period, and 10 elderly in the second half of the year. In 2014, the demand for the workshops was restricted due to a strike at the Federal Universities, disencouraging the elderly from the activities. In all tests there is a frequency of cases that have worsened the score. The average difference between the final and the initial scores does not reach 1 point in any of the tests. The average difference in the clock test is negative. The average difference between the initial and final scores is equal to 0 for the MEEM, EDG, LAWTON, Clock; And equal to 1.0 point for the EVP test. The objectives of the study were fulfilled. There was a descriptive improvement in the screening tests. However, due to the sample limitation, this improvement was not reflected in the inferential analysis. The continuity of the study is necessary for the understanding of the workshops as a strategy of cognitive stimulation-
Descrição: dc.description92 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIdoso-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectIdosos de 80 anos ou mais-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde do idoso-
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimento cognitivo-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia cognitivo-comportamental-
Palavras-chave: dc.subjectIdoso de 80 anos ou mais-
Palavras-chave: dc.subjectElderly-
Palavras-chave: dc.subjectCognitive therapy-
Palavras-chave: dc.subjectOlder than 80 years or more-
Título: dc.titleOficina de Estimulação cognitiva para idosos mais idosos: estudo longitudinal-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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