Violência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorHenriques, Eda Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane-
Autor(es): dc.contributorFlorentino, Adilson-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Arthur Vianna-
Autor(es): dc.creatorSILVA, Edite Sant'Anna da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750117-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação é fruto da investigação realizada através do diálogo entre educação, favela e a pedagogia social, cujo objetivo geral foi analisar as potencialidades e subjetividades de crianças e adolescentes que convivem com a violência no espaço-tempo de suas vidas, e de como representam e significam o seu cotidiano. Vali-me dos diálogos mediadores, ferramenta criada para esta pesquisa e utilizada como recurso que deflagrou a narrativa. Inspirada na pesquisa-ação, numa abordagem narrativa e nos aportes teóricos da pesquisa social, em interlocução com os textos e os contextos dos sujeitos da pesquisa - dez crianças e adolescentes, entre 8 e 12 anos, moradoras da favela do Condomínio II, em Araruama, RJ, e alunas da escola local. O marco teórico da pesquisa ancorou-se em Paulo Freire e Xésus Jares, que deram maior confluência ao tema pesquisado. Os achados da pesquisa apontaram para a força do contexto e a presença do coletivo representadas nas falas e produções infanto-juvenis, explicitando os atravessamentos histórico-culturais que constituem os processos de subjetividades, reflexividade e autoconhecimento, dentre outros-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is the result of the investigation carried out through the dialogue between education, favela and social pedagogy, whose general objective was to analyze the potential and subjectivities of children and adolescents who live with violence in the space-time of their lives, and how they represent and mean your daily life. I used the mediating dialogues, a tool created for this research and used as a resource that triggered the narrative. Inspired by action research, a narrative approach and the theoretical contributions of Social Research, in dialogue with the texts and contexts of the research subjects - ten children and adolescents, between 8 and 12 years old, living in the favela of Condomínio II, in Araruama, RJ, and students from the local school. The theoretical framework of the research was anchored in Paulo Freire and Xésus Jares, who gave greater confluence to the researched theme. The research findings pointed to the strength of the context and the presence of the collective represented in the speeches and productions of children and adolescents, explaining the historical-cultural crossings that constitute the processes of subjectivities, reflexivity, and self-knowledge, among others-
Descrição: dc.description180 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia social-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectViolências-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividades-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectShanty town-
Palavras-chave: dc.subjectViolence-
Palavras-chave: dc.subjectSubjectivities-
Título: dc.titleViolência (s), favela e subjetividade (s): textos e contextos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (s)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.