Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mansur, Newton Luiz Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mansur, Newton Luis Pires | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Renata Lopes Saleme do Valle | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:25:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:25:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24721 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750116 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta de sequência didática sobre o tema Energia Nuclear (EN) aplicada ao Ensino Médio (EM). Sua relevância está baseada na recente introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, em 2012. Com o intento de colaborar para sanar possíveis problemas para a inserção efetiva daquela temática, foi organizada a Oficina Propostas de Ensino de Física Moderna para o Ensino Médio, onde essa sequência foi apresentada, sendo também avaliada pelos participantes da Oficina a sua aplicabilidade em sala de aula. Para tal projeto foram discutidos alguns dos documentos oficiais referentes à educação, bem como artigos de autores que pesquisam sobre o ensino de uma forma geral no Brasil e, particularmente, sobre o ensino de Física. A partir da análise e avaliação da sequência didática produzida, feitas por professores e licenciandos, participantes da Oficina, ficou constatada a viabilidade de aplicação da sequência didática elaborada. | - |
Descrição: dc.description | This work has as objective to present a proposal of a didactic sequence about the theme Nuclear Energy applied to High School. Its relevance is based on the recent introduction of Modern and Contemporaneous Physics topics in the Minimum Curriculum of the Rio de Janeiro State in 2012. Having the purpose to contribute to remedy the possible problems involving the effective introduction of that set of themes, it was organized the Workshop Proposals of Teaching Modern Physics in High School, where this sequence was presented, also being analyzed by the Workshop participants its application in classroom. To reach this project, the official documents related to education were discussed, as well as papers whose authors research about teaching in general in Brasil, and, particularly, about Physics teaching. From the analysis and evaluation of the produced didactic sequence, made by teachers and Physics teaching majors, participants of the Workshop, it was verified the viability of application of the elaborated didactic sequence. | - |
Descrição: dc.description | 60f. | - |
Formato: dc.format | application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina para professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física moderna e contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Energia Nuclear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física Moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia Nuclear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic sequence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Workshop for teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporaneous and Modern Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nuclear Energy Teaching | - |
Título: dc.title | Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: