Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luis Pires-
Autor(es): dc.creatorGomes, Renata Lopes Saleme do Valle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24721-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750116-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta de sequência didática sobre o tema Energia Nuclear (EN) aplicada ao Ensino Médio (EM). Sua relevância está baseada na recente introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, em 2012. Com o intento de colaborar para sanar possíveis problemas para a inserção efetiva daquela temática, foi organizada a Oficina Propostas de Ensino de Física Moderna para o Ensino Médio, onde essa sequência foi apresentada, sendo também avaliada pelos participantes da Oficina a sua aplicabilidade em sala de aula. Para tal projeto foram discutidos alguns dos documentos oficiais referentes à educação, bem como artigos de autores que pesquisam sobre o ensino de uma forma geral no Brasil e, particularmente, sobre o ensino de Física. A partir da análise e avaliação da sequência didática produzida, feitas por professores e licenciandos, participantes da Oficina, ficou constatada a viabilidade de aplicação da sequência didática elaborada.-
Descrição: dc.descriptionThis work has as objective to present a proposal of a didactic sequence about the theme Nuclear Energy applied to High School. Its relevance is based on the recent introduction of Modern and Contemporaneous Physics topics in the Minimum Curriculum of the Rio de Janeiro State in 2012. Having the purpose to contribute to remedy the possible problems involving the effective introduction of that set of themes, it was organized the Workshop Proposals of Teaching Modern Physics in High School, where this sequence was presented, also being analyzed by the Workshop participants its application in classroom. To reach this project, the official documents related to education were discussed, as well as papers whose authors research about teaching in general in Brasil, and, particularly, about Physics teaching. From the analysis and evaluation of the produced didactic sequence, made by teachers and Physics teaching majors, participants of the Workshop, it was verified the viability of application of the elaborated didactic sequence.-
Descrição: dc.description60f.-
Formato: dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectOficina para professores-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna e contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Energia Nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica Moderna-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia Nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic sequence-
Palavras-chave: dc.subjectWorkshop for teachers-
Palavras-chave: dc.subjectContemporaneous and Modern Physics-
Palavras-chave: dc.subjectNuclear Energy Teaching-
Título: dc.titleUma sequência didática sobre o tema energia nuclear: proposta de inserção de tema de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.