Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros Junior, Luciano Gomes de-
Autor(es): dc.contributorMorais, Maria Carmen-
Autor(es): dc.creatorSilva, Leticia Cristiny Martins da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26807-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750093-
Descrição: dc.descriptionO Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos indivíduos permaneceu incompreendido por muito tempo, fazendo com que muitos fossem excluídos, sem acesso à educação, a um diagnóstico e, portanto, a uma saúde de qualidade. Felizmente, alguns passos importantes foram dados no sentido de reverter esse cenário. Tratando-se da educação, o número de alunos autistas matriculados vem aumentando, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, onde precisamos repensar a maneira como ensinamos para que esses alunos sejam incluídos. Nesta monografia, fizemos uma pesquisa em algumas escolas no município de Santo Antônio de Pádua, localizado na região do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro, primeiro para saber se nelas existiam alunos com TEA matriculados e, depois, para compreender como esses alunos estavam sendo atendidos. Fizemos uso de um experimento simples confeccionado com materiais de baixo custo e utilizamos uma plataforma online de experimentos, trabalhando com uma abordagem diferenciada alguns conceitos da Física com um aluno autista do Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa.-
Descrição: dc.descriptionThe Autistic Spectrum Disorder (ASD) in individuals remained misunderstood for a long time, causing many to be excluded, without access to education, a diagnosis and, therefore, quality healthcare. Fortunately, some important steps were taken to reverse this scenario. In terms of education, the number of autistic students enrolled is increasing, but there is still a long way to go, where we need to rethink the way we teach so that these students are included. In this monograph, we conducted a survey in some schools in the municipality of Santo Antônio de Pádua, located in the Northwest Fluminense region of the state of Rio de Janeiro, first to find out if there were students with ASD enrolled in them and then to understand how these students were being attended to. We used a simple experiment made with low-cost materials and used an online platform for experiments, working with a different approach to some concepts of Physics with an autistic student from Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa.-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectExperimento de baixo custo-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive Education-
Palavras-chave: dc.subjectAutism Spectrum Disorder-
Palavras-chave: dc.subjectLow Cost Experiment-
Título: dc.titleTrabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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