A importância das marcas na competitividade dos destinos turísticos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Claudia Corrêa de Almeida-
Autor(es): dc.contributorSacramento, Isabella Chinelato-
Autor(es): dc.contributorSilva, Erly Maria de Carvalho e-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Bruna Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:25:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:25:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1756-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750073-
Descrição: dc.descriptionCom o advento da globalização houve o fortalecimento do mercado turístico, pois ao tornar os destinos turísticos similares, também incentivou o aumento da competitividade entre eles e, com essa competitividade, os destinos passaram a investir mais em ferramentas de promoção e divulgação. Percebendo esta tendência, desenvolvemos um estudo que visou realizar uma revisão teórica sobre a comunicação no turismo, o marketing, o marketing de lugares, as marcas e o design, desenvolvendo uma coleta de dados sobre marcas de destinos turísticos, utilizando documentos escritos oficiais e também eletrônicos públicos. Com tais informações em mãos, foi construído um comparativo entre quatro marcas internacionais, Portugal, Espanha, Nova York e Toronto, e a marca desenvolvida para o Rio de Janeiro, com vistas a avaliar o que é importante na construção das marcas, compreendendo como seu conceito é aplicado aos destinos turísticos. Foi desenvolvida uma metodologia baseada em método comparativo e a pesquisa deste trabalho classifica-se como básica e qualitativa. A partir dos resultados obtidos, foi possível definir suas semelhanças e diferenças, analisando como o conceito de marca é usado em cada um dos exemplos a partir da análise de quatro categorias base de estudo-
Descrição: dc.descriptionWith the arrival of globalization we could realize the strengthen of touristic market because by making the touristic destinations very similar, it also stimulated the competition between those places, and due to this competitiveness, the touristic destinations are investing more in promotion and advertising resources. By realizing this trending, we have developed a work that aimed to make a theoretical review about the communication in tourism, the marketing, the place marketing, the trademarks and the design, developing a data compile about touristic destinations brands by using official written and electronic documents. Regarding these information, it was built a comparison between four international brands, Portugal, Spain, New York and Toronto, and the brand developed to Rio de Janeiro, in order to appraise what is important to built marks, understanding how it’s concept it is applied to touristic destinations. It was developed a methodology based on a comparative method and this work research is classified as basic and qualitative. Considering the results, it was possible to define its similarities and distinctions, analyzing how the concept of marks is used for each one of the examples starting with the analysis of four base-categories of study-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectMarcas turísticas-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectTouristic marks-
Título: dc.titleA importância das marcas na competitividade dos destinos turísticos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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